As crianças formadas no projeto de mediação escolar assumem papel de protagonistas na construção de um ambiente mais pacífico e empático nas unidades de ensino do município.
Nessa segunda-feira (3), o auditório da Prefeitura Municipal de João Pessoa, localizado no bairro de Água Fria, foi palco de um momento emocionante: a formatura da 2ª turma do Curso de Formação dos Mediadores Mirins. Assim, a cerimônia foi mais do que uma celebração, representando o fortalecimento de uma cultura de paz dentro das escolas da capital.
Acima de tudo, o projeto é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (SEMUSB) por meio da Guarda Civil Metropolitana, e da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) que capacita estudantes da rede municipal para atuarem como agentes de mediação de conflitos no ambiente escolar, promovendo o diálogo, o respeito e a empatia entre os colegas.
“A gente sente muita emoção neste momento, sentimos que estamos fazendo a diferença e isso vale muito, cada criança que se forma como mediadora mirim representa uma semente de paz que estamos plantando nas escolas e nas comunidades”, afirmou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares.
”Acreditamos que a segurança se constrói não apenas com policiamento, mas principalmente com educação, diálogo e cidadania. Esses pequenos grandes cidadãos já estão fazendo a diferença.”
Além disso, durante a cerimônia, os alunos receberam seus diplomas e receberam homenagens por familiares, educadores, gestores escolares e autoridades municipais. O sentimento predominante foi o de orgulho e esperança no futuro.
Compromisso com a Educação Transformadora
“A cada diploma entregue, reafirmamos nosso compromisso com uma educação transformadora. Estamos ensinando nossas crianças que é possível construir pontes ao invés de muros”, reforçou Dudu Soares.
O programa Mediadores Mirins é parte de uma política pública da Secretaria de Segurança do município voltada à promoção da convivência escolar saudável, prevenção de conflitos e formação cidadã desde os primeiros anos da educação básica.