Paraíba - Caminhado junto com a Brasil Mostra Brasil há 10 anos, um espaço especial da Multifeira vem alavancando o empreendedorismo feminino e promovendo histórias reais de transformação, especialmente, entre mulheres de baixa renda. Trata-se da Feira da Mulher Empreendedora, um caso de sucesso da BMB.
Organizada pela Associação das Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB), em parceria com o Sebrae-PB, a feira começou com um pequeno espaço de apenas 4 metros quadrados. Hoje, ocupa mais de 350 metros quadrados e reúne 34 empreendedoras, entre veteranas e estreantes, que comercializam produtos variados e compartilham histórias de sucesso.
Muitas dessas empreendedoras começaram com poucos recursos e, graças à visibilidade e à lucratividade alcançadas no evento, conquistaram grandes vitórias.
Segundo Fany Miranda, presidente da AME-PB, o impacto vai muito além do comércio. “Todas as edições foram muito importantes para a gente. É sobre transformação de vidas. Não é só vender, é ter perspectiva, acolhimento, visibilidade. A direção da BMB conhece cada uma, sabe quem está começando e quem já tem experiência. E isso faz com que elas se sintam valorizadas, seguras para desenvolver melhor seus negócios.”
Novidades e destaques de 2025
Nesta edição especial, o espaço da Mulher Empreendedora ampliou seu alcance com uma feirinha de economia criativa, reunindo dez novas empreendedoras que, graças a parcerias como a da Casa Empreendedora Hub, puderam participar coletivamente, mesmo sem recursos para montar estandes individuais.
Outro destaque que tem atraído o público é o stand da Sweet Korea, que trouxe para dentro da BMB um pedacinho do icônico bairro da Liberdade, em São Paulo. Inspirado na cultura coreana, o espaço oferece iguarias típicas que fazem sucesso nos doramas (séries coreanas), além de um ambiente altamente “instagramável”, com totens de artistas de K-pop para fotos. “É um sucesso entre os fãs e curiosos da cultura coreana”, comenta Fany.
Entre as novidades está o stand do Lady Driver, um aplicativo de mobilidade urbana exclusivo para mulheres, onde motoristas e passageiros são do sexo feminino. Elas oferecem corridas com agendamento para crianças e idosos, garantindo motoristas de confiança para os clientes.
Empreendedoras como Leidiane Martinelle, da Sonho de Papelaria, relatam o impacto direto da feira em seus negócios. Ela tem uma lojinha de papelaria online e esse é o segundo ano dela na BMB. “A experiência do ano passado foi tão boa que este ano nem pensei duas vezes. Se não fosse a AME, a gente não teria condições de vir. O Sebrae ajuda com o subsídio e a gente arca com o resto.”
Mônica Angélica, da Maanain Doceria e Buffet, participa da BMB há cinco anos e celebra os resultados da edição atual. “Nesses primeiros dias estamos com uma movimentação positiva e esperamos vender bastante até o último dia”, projeta Mônica.
O stand da Doce Sonho Caseiro também é parada certa para os clientes que já conhecem as delícias feitas por Jaciara Ferreira. Veterana na Multifeira, a doceira destaca a visibilidade proporcionada pelo evento. “São 30 anos de sucesso absoluto da Brasil Mostra Brasil, da qual participo há oito anos. O pós-feira é maravilhoso, as portas se abrem. Só temos que agradecer”, celebra Jaciara.
Assessoria