Essa conversa de Paraíba unida pelo desenvolvimento, união de bancadas, projeto de desenvolvimento. Muito pouco se tornou algo real - Por Laerte Cerqueira

A Paraíba vai ter nos próximos quatro anos, se os interesses não se chocarem, dois senadores respeitados e conhecidos pela presidente do país, José Maranhão e Vital do Rêgo, ambos do PMDB. Um governador aliado dos dois, Ricardo Coutinho (PSB). O prefeito da principal cidade do estado, Luciano Cartaxo (PT), do mesmo partido e afinado com a presidente; que também tem uma boa relação com o governador. De quebra, um deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), cotado para retornar a um dos Ministérios mais importantes do país e, mesmo que não ocupe a vaga, já mostrou que tem influência e é respeitado. Só para citar os exemplos principais.

laerte

Alinhamento – ( Do Jornal da Paraíba ) – A Paraíba vai ter nos próximos quatro anos, se os interesses não se chocarem, dois senadores respeitados e conhecidos pela presidente do país, José Maranhão e Vital do Rêgo, ambos do PMDB. Um governador aliado dos dois, Ricardo Coutinho (PSB). O prefeito da principal cidade do estado, Luciano Cartaxo (PT), do mesmo partido e afinado com a presidente; que também tem uma boa relação com o governador. De quebra, um deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), cotado para retornar a um dos Ministérios mais importantes do país e, mesmo que não ocupe a vaga, já mostrou que tem influência e é respeitado. Só para citar os exemplos principais.

O cenário é alinhado politicamente, aparentemente harmônico, e com todos os ingredientes para facilitar a chegada investimentos, recursos e obras geradoras de desenvolvimento. Já sabemos que não bastam apenas um dois ou três “braços” da Transposição de águas do São Francisco. Esse é o tipo de projeto que estaria aqui independente desses personagens. A Paraíba tem uma localização estratégica no Nordeste, central, o que facilita a logística. Ligação fácil com quatro dos nove estados da região, tem um porto, que ainda figura como importante nos materiais didáticos das escolas, apesar das limitações, e tem ainda rodovias duplicadas para duas capitais. Tudo facilita e tudo é dificultoso.

O paraibano sonha com mais, por tudo que há favorável para irmos adiante. Desde sempre ouvimos essa conversa de Paraíba unida pelo desenvolvimento, união de bancadas, projeto de desenvolvimento. Muito pouco se tornou algo real. E o que temos, parece deixado à própria sorte. As notícias são, por exemplo, de que o potencial de Coremas é desperdiçado, o polo tecnológico de Campina é subutilizado. Esperamos ir além e, agora, mais do que nunca, quando não há justificativas de desalinhamento político, nós da imprensa, a sociedade, os formadores de opinião precisamos cobrar. É fato que um dos nossos grandes problemas é a incapacidade de planejar, muitas vezes, motivados pela incapacidade de dialogar, de ceder e de negociar o que é bom para os estado sem as interferências político-ideológicas. Estamos alinhados, com um caminho livre à frente.

Prestação
Os candidatos que concorreram ao primeiro turno, inclusive a vice e suplentes, comitês financeiros e partidos, têm até terça para prestar contas à Justiça Eleitoral. Os candidatos que concorreram ao segundo turno têm até 25 de novembro.

Doação
Hoje tem a tradicional campanha nos cemitérios de JP e em alguns do interior para arrecadar recursos para as obras sociais do Instituto São José, entre elas o Hospital Padre Zé. As doações podem ser depositadas em urnas nas entradas dos cemitérios.

Turismo
A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação vai se reunir terça-feira com a delegação que representará JP nos Jogos Escolares da Juventude. O evento, entre 6 a 15 de novembro, deve movimentar o setor de turismo do estado.

Parceria
O reitor da UEPB, professor Rangel Junior assinou, semana passada, um convênio com a diretor da Academia de Ensino de Polícia (Acadepol-PB), Severiano Pedro .

Estratégico
O senador Vital do Rêgo (PMDB) pode continuar sendo estratégico para a presidente Dilma, em Brasília. Principalmente, na hora de amansar alguns peemedebistas quando, efetivamente, começar a ser discutida a reforma política. Em campanha ele já dizia, e agora tem reforçado que o desafio é diminuir as interferências econômicas, as infidelidades partidárias e o afugentamento de lideranças políticas, nas eleições.

Servidores
O contrato é para realização de cursos de especialização voltados aos servidores da segurança pública.

Especialização
A parceria vai oferecer cursos de especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública e em Inteligência Policial e Análise Criminal, que terão início em 2015.

Apareceu
O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) apareceu semana passada como um dos que podem ser Ministro das Cidades. No caso dele, retornar à pasta.

De olho
O PP quer continuar comandando a pasta, mas o nome que estaria defendendo é do presidente nacional, senador Ciro Nogueira (PI). Além do PP, o PMDB também está de olho no MC.