Ele pensa que o povo é burro – Nilvan Ferreira

A visita programada pelo prefeito de João pessoa a diversas escolas da rede municipal de ensino, acompanhado de parte da imprensa, assim como da secretária de Educação, Ariane Sá, é, no mínimo, uma das maiores “mancadas” de sua gestão, após o estouro, na imprensa estadual e nacional, do que ficou conhecido como o “Escândalo da Merenda”.

Parece que ele, Agra, acredita que todo mundo é “besta” ou estamos dispostos a exercer o papel de “mamulengos” de sua administração, hoje marcada pelas trapalhadas dos últimos meses.

É fácil agora convidar todo mundo para atestar a qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas de João Pessoa. Na tentativa de apagar um pouco a vergonha que passamos, ao sermos denunciados em rede nacional, o prefeito e seus “articuladores” prometem mostrar que tudo está da melhor forma possível e que a situação mostrada pelo Programa Fantástico foi apenas um devaneio.

Dá vontade até de rir com a capacidade que tem os nossos governantes em armar verdadeiros espetáculos teatrais, acreditando eles que nos enganam. Longe disto. Nesta quinta-feira tudo vai estar organizado, limpinho, merenda de qualidade e os coitados dos servidores das escolas, sendo obrigados a estampar um baita sorriso no rosto, na tentativa de mostrar que cada escola representa um paraíso sem problemas.

Até o cardápio que as crianças irão degustar na merenda desta quinta-feira será diferente. Soube que os pratos serão caprichados com direito a camarão ao alho e óleo, acompanhado de arroz à grega, nutritivas verduras e de saída, um suco genuinamente feito da fruta.

E posso até imaginar como se comportarão os bajuladores. Dirão eles que o prato servido é rotina. As crianças comem camarão todos os dias e que estão até enjoados de saborear uma boa lagosta pelo menos umas duas vezes durante a semana.

Sou capaz de apostar que os bajuladores do prefeito Agra também anunciarão que a SP Alimentação é uma empresa respeitada, idônea, séria, referencia de honestidade, que seu dono nunca foi preso e que o preço da concha rasa de sopa é justo, justíssimo.

Ah, não posso esquecer. O prefeito não pode esquecer de avisar que os carros que transportam os alimentos são todos refrigerados, bem equipados e que nada corre o risco de contaminação.

E tem mais: as imagens que assistimos onde crianças jogavam no lixo, pratos de macarrão com soja e mangunzá, foram apenas “montagens”, criadas pela oposição, uma conspiração contra sua gestão, símbolo do zelo pelo erário público.

Agra já pensou em tudo que vai mostrar e que dirá aos que lhe acompanharem nesta manhã de quinta-feira. E ele tem até o direito de mostrar o que quiser e de dizer o que bem entender. Ele só não pode nos roubar o direito de analisar os fatos que foram mostrados, que acontecem diariamente, nas nossas barbas, todos os dias.