Paraíba e Patos - Os jovens e adolescentes que participam dos programas Centro Semear, Essor e da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) estiveram presentes, nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, em mais uma edição da Ouvidoria Itinerante para a juventude, uma ação realizada pela Prefeitura de Patos, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Executiva de Juventude.
O evento ocorreu na sede da Ação Social Diocesana de Patos.
As instituições participantes trabalham com incentivo ao protagonismo, formação e inserção profissional de jovens no mercado de trabalho.
Durante a Ouvidoria, os adolescentes e jovens participaram de dinâmicas com demonstrações de demandas e suas soluções. Os pontos mais citados por eles foram:
Iluminação pública; abastecimento de água; incentivo esportivo na zona rural; saneamento básico; esgoto a céu aberto; buraco nas ruas; alta demanda no CRAS – implantação de mais equipes para atender à população; segurança nos bairros; melhorar atendimento médico no Milindra, exames e medicamentos; construção de creche e de escola no São Judas Tadeu; coletor de resíduos sólidos; coleta de lixo mais freqüente; espaços para lazer para bairros como Mutirão, Bivar, Placas e outras localidades; segurança pública; calçamento; animais soltos nas ruas.
Mayra Fernandes, secretária da Controladoria Geral do Município, destacou a Ouvidoria Itinerante para a Juventude leva para os jovens “a oportunidade de se aproximar da gestão pública”.
Para o secretário executivo de juventude do município, Ulisses Neto, essas ações propostas pela gestão incentivam o protagonismo dos jovens.
“É uma oportunidade de eles trazerem suas propostas, suas reivindicações e seus sonhos para que a gestão pública municipal possa, de alguma forma ou de outra, contribuir até realizá-las criando um futuro de oportunidades”, disse.
Pedro Vieira Alves foi um dos jovens que participou da Ouvidoria Itinerante para a Juventude. Durante o evento, ele apresentou demandas e soluções propostas por outros participantes, e avaliou o momento como oportuno para sua geração.
“Foi uma honra pra gente, como jovens, de apresentar problemas da nossa comunidade e de outras comunidades que a gente ver que tem certa problemática, e também foi muito bom porque nós jovens tivemos um espaço de fala, tivemos a oportunidade de mostrar nossas ideias”, descreveu.
A Controladoria Geral do Município se estenderá com a Ouvidoria Itinerante no período da Festa de Nossa Senhora da Guia, de 14 a 24 de setembro.
Secom- Prefeitura de Patos