Política

"Deputado vagabundo": Com mandato suspenso, Janones vira alvo de insultos de Cabo Gilberto

"Deputado vagabundo": Com mandato suspenso, Janones vira alvo de insultos de Cabo Gilberto

O deputado Cabo Gilberto (PL) voltou a atacar o deputado André Janones (AvanteMG), chamando-o de “vagabundo”, após a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que suspendeu o mandato de Janones por três meses.

A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (16/07). Na ocasião, Cabo Gilberto criticou duramente o colega mineiro, acusando-o de não trabalhar e de espalhar desinformação.

“É um deputado que não trabalha, é um deputado vagabundo. Só vem aqui no congresso faltar com a verdade, é o pai da fake news”, afirmou Cabo Gilberto.

O parlamentar paraibano também defendeu novamente a cassação do mandato do colega.

Entenda o caso

A suspensão de André Janones foi oficializada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, e publicada em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (15).

Janones foi alvo de representação apresentada pela Mesa Diretora da Câmara (REP 3/25), que pedia inicialmente a suspensão cautelar do mandato por seis meses.

Ele é acusado de ter feito ofensas graves, com linguagem de baixo calão, contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão no plenário, no último dia 9.

Segundo o relator do caso, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), as ofensas causaram tumulto generalizado no plenário, exigindo intervenção da Polícia Legislativa e interrupção da sessão.

Defesa de Janones

Durante a reunião do Conselho de Ética, André Janones alegou que estava no plenário se manifestando em suas redes sociais sobre a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, tema também abordado por Nikolas Ferreira no discurso.

“Quando você está no Plenário e fala, a sua fala não chega até a tribuna. É absolutamente impossível que a fala de algum deputado no Plenário atrapalhe quem está na tribuna”, disse Janones.

O parlamentar também afirmou ter sido alvo de agressões físicas durante a confusão.

“De repente eu começo a levar chutes muito fortes nas minhas pernas, pela frente e por trás. Estão gravadas estas agressões física”, relatou.

Janones disse ainda que não foi avisado com antecedência sobre a reunião do Conselho, o que teria prejudicado sua defesa. No entanto, o presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), garantiu que o rito foi respeitado e que o gabinete do deputado foi comunicado na sexta-feira anterior.

Cabo Gilberto x Janones

Na segunda-feira (14/07), um vídeo mostra o deputado Cabo Gilberto supostamente agredindo com um chute o deputado Janones, durante uma sessão no plenário da Câmara dos Deputados.

Nas redes sociais, Janones escreveu “URGENTE! Mais um vídeo inédito da agressão física que sofri no plenário da Câmara dos Deputados em plena sessão plenária da última quarta feira. Cabo Gilberto é o deputado identificado através deste novo vídeo”.

Confira o vídeo da suposta agressão aqui: https://www.polemicaparaiba.com.br/polemicas/cabo-gilberto-e-acusado-por-andre-janones-de-agressao-com-chute-no-plenario-da-camara-veja-video/