Opinião

CRISE DO CORONAVIRUS: É preciso tratar a Mídia pela importância da sobrevivência comercial do Mercado e relevância do papel social! - Por Walter Santos

Governos, Legislativos, instituições públicas, etc, precisam investir já na Mídia para impedir a quebradeira no setor.

 

Nos últimos tempos, a sociedade brasileira – a paraibana em particular, tem convivido com um tsunami tragando os veículos de comunicação tradicionais registrando o fechamento de Jornais históricos, como o Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba, O Norte, O Momento, etc, por conta da nova onda advinda da conjuntura e mídia digital.

Para estreitar e entender melhor a abordagem, se faz indispensável admitir que há uma avalanche de endereços nas várias plataformas digitais gerando bilhões de conteúdos sem ignorar fake news e esgotos à bessa – esta a parte ruim, mas o segmento precisa ser encarado pelos organismos e instituições públicas pela importância e mercado que proporcionam envolvendo muita gente e famílias.

Em termos concretos, há em curso uma cultura e realidade disruptiva (eliminadora) de hábitos que fazem as novas gerações mudarem a opção de se informarem não mais por veículos tradicionais, portanto, a nova conjuntura de Mídia digital cumpre papel importante na substituição da mídia tradicional, daí a necessidade do setor ser tratado no âmbito mercadológico e comercial para evitar ampliação da crise.

Nos tempos de coronavírus, diante da maior hecatombe global afetando democraticamente ricos, classe média e pobres, não há outro caminho na conjuntura que não seja de aproveitar o momento para desenvolver campanhas esclarecedoras junto à Mídia convencional – TV, Rádios, etc – e Mídia Digital com efetividade porque a barra atual da sobrevivência anda pesada.

É claro que precisa adequar o investimento necessário à existência de dados do mercado de Mídia com a proporcionalidade do tamanho, audiência e histórico dos veículos, mas se ausentar nesta fase é apoiar a crise, ao invés de construir a sobrevivência mercadológica.

Governos, Legislativos, instituições públicas, etc, precisam investir já na Mídia para impedir a quebradeira no setor.

Fonte: Walter Santos
Créditos: Walter Santos