Polêmicas

Bandeira de Trump é exibida por deputados bolsonaristas em protesto contra Hugo Motta

Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Deputados bolsonaristas protestaram nesta terça-feira (22/07) contra a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), de suspender as atividades das comissões de Segurança Pública e de Defesa Nacional durante o recesso parlamentar.

Durante a manifestação, uma bandeira com o nome e slogan do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi estendida por parlamentares.

O ato ocorreu durante uma coletiva de imprensa no salão da Comissão de Segurança. Os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) exibiram a bandeira em apoio a Trump, o que gerou reações imediatas.

As comissões afetadas são presididas por deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os parlamentares haviam convocado reuniões deliberativas para esta terça, com moções de apoio político a Bolsonaro.

A suspensão das reuniões foi oficializada por Hugo Motta por meio de publicação no Diário Oficial. A decisão foi duramente criticada pelos deputados apoiadores do ex-presidente, que acusaram o presidente da Casa de censura e desrespeito ao regimento interno.

“Estamos aqui cancelando uma reunião com quórum, convocado pelo presidente da comissão [de Segurança], por uma decisão ilegal e antirregimental do presidente Hugo Motta, que nem está no Brasil”, afirmou o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).