João Pessoa - Os alunos do Ensino Médio da Escola Sesc Dom Ulrico viveram uma verdadeira erupção de conhecimento ao participarem de uma atividade pedagógica prática e cheia de criatividade: a confecção de maquetes de vulcões. A proposta, que integrou conteúdos de Química e Geografia, proporcionou uma experiência lúdica e significativa para os estudantes.
Durante a atividade, os alunos puderam visualizar de forma concreta fenômenos naturais como a formação do relevo, a dinâmica dos vulcões e as reações químicas envolvidas nas simulações das erupções. Utilizando materiais simples e muita imaginação, os estudantes construíram os vulcões e acompanharam o processo de “erupção” a partir de misturas que evidenciam reações químicas visíveis.
De acordo com os professores responsáveis, esse tipo de abordagem torna o ensino mais atrativo, aproxima a teoria da prática e contribui para a fixação do conteúdo. “Explorar a ciência com as mãos na massa é uma forma eficaz de despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem mais duradoura”, destacaram.
A atividade faz parte de uma série de ações interdisciplinares promovidas pela escola, que busca inovar no processo de ensino-aprendizagem, tornando o ambiente escolar mais dinâmico, participativo e conectado ao cotidiano dos estudantes.