A História não deve ser apagada

foto

Aline Lins

O reitor Rangel Júnior, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), criou a Comissão da Verdade da instituição, para somar esforços com as comissões nacional e estadual da Verdade para esclarecer os fatos ocorridos no período da ditadura. Cada instituição está fazendo sua parte. Ainda no tempo da URNE, estudantes e professores foram vítimas de atos arbitrários na UEPB que precisam ser esclarecidos. Segundo o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Edílson de Amorim, que também pretende criar uma Comissão, a comunidade começa a perceber a existência de outra história que foi silenciada pela ditadura. Apesar dos esforços para reparar erros do passado, há novos equívocos sendo cometidos, como a troca de nomes que remontem ao período da ditadura. Resgatar a história, sim. Mudá-la, não.
Caducas
Durante o período de recesso parlamentar da Câmara de João Pessoa (CMJP), os trabalhos legislativos serão realizados pela Comissão de Recesso, presidida pelo vereador Benilton Lucena (PT). Que este ano eles não inventem de compilar de novo as leis caducas, isso nunca deu resultados.
Corajoso!
O vereador de CG Metuselá Agra propôs durante a sessão de ontem abertura de uma CPI para investigar possíveis irregularidades na definição do valor das tarifas e nos contratos de concessão das empresas de ônibus. “Quero ver quem é corajoso para assinar essa CPI e investigar essa tramoia do transporte público”, afirmou.


Substituindo Falcão
O conselheiro Guilherme Calmon passou a ocupar, desde a última quinta-feira (27), o cargo de corregedor nacional de Justiça substituto, que ocupará até o dia 30 de julho, em virtude das férias do ministro Francisco Falcão. A indicação do substituto de Falcão foi oficializada pela publicação de portarias.
Improbidade
A Subseção Judiciária de Sousa realizará curso sobre o Processo de Improbidade Administrativa na quarta (3) e quinta-feira (4), das 9h às 17h, ministrado pelo juiz federal da 8ª Vara, Claudio Girão Barreto, que abordará temas como “O Cenário de Construção da Improbidade” e “Procedimentos Administrativos e Processo Judicial”. O evento é destinado também aos servidores de Patos.
Megafone

Bonito de se ver! Munido de megafone, o povo participou ativamente da sessão realizada ontem pela Câmara Municipal de Campina Grande, na qual os vereadores aprovaram o projeto que isenta o ISS dos transportes coletivos urbanos do município. O tumulto foi grande e a sessão entrou pela ‘boca’ da noite. A população aprendeu a botar a boca no trombone.


Sem definições

O deputado Luiz Couto preferiu não falar sobre sua decisão se pretende colocar o nome à disposição do Processo de Eleições Diretas do partido, que acontece em novembro. Ele disse que tem até agosto para decidir. Quanto à política de alianças, disse que é o congresso nacional do partido, que acontece em dezembro ou janeiro do ano que vem, que vai definir.