coronavírus

USE MÁSCARA, SE VACINE, NÃO AGLOMERE: Paraibanos já podem 'curtir' o feriado de 7 de setembro? autoridades de saúde pedem cautela

“O vírus vive dos nossos encontros. Nesse sentido, nós precisamos entender que, fora de casa, máscara no rosto, não se aglomerar em ambientes fechados. Se formos encontrar pessoas que não moram na mesma casa onde moramos é importante que possa ser em ambientes o mais abertos e arejados possíveis, de preferência em campos abertos, varandas…"

Apesar da Paraíba já ter 34% de pessoas vacinadas contra o coronavírus com a pauta completa, autoridades de saúde reiteram o pedido de cautela à toda a população, principalmente agora com a circulação das variantes Delta e também Gama. “Nós precisamos entender que, fora de casa, máscara no rosto, não se aglomerar em ambientes fechados. É o momento de seguir nos vacinando para que a gente dificulte a circulação do vírus em todo o estado”, foi o que ressaltou o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi.

De acordo com Beltrammi, é muito importante lembrar que uma variante tão infectante quando a Delta, ou seja, aquela que aumenta as chances de uma pessoa com o vírus transmitir para outra pessoa de maneira tão intensa como a Delta faz ou como a Gama que já circula pela Paraíba também faz, ela exige que cuidemos do que o vírus precisa para seguir sendo transmitido de uma pessoa para a outra que são os encontros.

“O vírus vive dos nossos encontros. Nesse sentido, nós precisamos entender que, fora de casa, máscara no rosto, não se aglomerar em ambientes fechados. Se formos encontrar pessoas que não moram na mesma casa onde moramos é importante que possa ser em ambientes o mais abertos e arejados possíveis, de preferência em campos abertos, varandas… para que nós não tenhamos contato com pessoas com grande proximidade, eventualmente tenhamos que retirar a máscara para ingerir ou comer alguma coisa, então nesse sentido é fundamental que nós possamos nos manter protegidos”, alertou o secretário.

Vacinação

O secretário Beltrammi também chamou atenção para a vacinação contra o coronavírus. “É mais fundamental do que tudo que, se chegou o momento da vacinação de primeiras doses, a segunda dose, não podemos perder nem um minuto de tempo, é momento de seguir nos vacinando para que a gente dificulte a circulação do vírus em todo o estado. As medidas de controle, as mais efetivas são aquelas que todos e cada um de nós podemos fazer. Com isso nós protegemos a nossa vida e a de toda a Paraíba”.

Segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, setembro é um mês considerado fundamental para o controle da Covid-19 no estado. “Esse mês de setembro será um mês teste. Mais do que nunca é importante evitar aglomerações e manter o uso da máscara, lavagem das mãos e monitoramento dos casos. Reforçamos junto aos gestores municipais que também é necessário a busca ativa daqueles que não tomaram a segunda dose, não concluindo o esquema vacinal”, afirmou.

Variante Delta

Até o fechamento desta matéria, a Paraíba havia registrado um óbito ocasionado pela variante Delta. O paciente era um homem de 42 anos, sem comorbidades. recém chegado do Rio de Janeiro e residente do município de João Pessoa. Ele ainda não havia sido imunizado. Até o presente momento, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 25  casos da variante Delta da Covid-19. A informação foi confirmada a partir de resultados de um relatório divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. A data de sintomas do primeiro caso Delta confirmado é do dia 15 de julho, em um homem de 23 anos, residente no município de Campina Grande, sem histórico de viagem ou contato de caso confirmado para a Delta.

Ponto facultativo na capital paraibana

Em relação ao feriado do dia 7, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, deverá barrar o ponto facultativo esperado para segunda-feira, 6, véspera do feriado da Independência da República. Cícero considerou que um feriadão de quatro dias pode causar risco ao quadro pandêmico na capital paraibana.

Uso de máscaras

De acordo com o último decreto do governo publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 01 de setembro, permanece obrigatória no Estado da Paraíba a utilização das máscaras nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis, cabendo aos órgãos públicos, aos estabelecimentos privados e aos condutores e operadores de veículos a exigência do item.

Passaporte da vacina

O secretário de Saúde da capital, Fábio Rocha, defende que haja um “passaporte vacinal” para toda a população. De acordo com o secretário, a medida seria condizente com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pela obrigatoriedade da vacinação. “O passaporte deveria ser exigido para receber salários da rede pública e privada, para renovar a carteira de habilitação, para viagens para o exterior, para aposentadorias. Estamos trabalhando para a exigência do passaporte vacinal que é o correto”, ressaltou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba