saúde

TRATAMENTO PÓS-COVID: saiba onde encontrar serviços gratuitos de reabilitação em João Pessoa

A reabilitação pós-covid já é uma realidade no Brasil e no mundo. Por ser uma doença que afeta o corpo como um todo, principalmente o pulmão, muitos pacientes apresentam sequelas após se recuperarem do quadro (grave ou não).

A reabilitação pós-covid já é uma realidade no Brasil e no mundo. Por ser uma doença que afeta o corpo como um todo, principalmente o pulmão, muitos pacientes apresentam sequelas após se recuperarem do quadro (grave ou não). De acordo com um estudo inédito do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), um ano após a alta hospitalar por covid-19, 60% dos pacientes ainda têm algum tipo de sequela.

O problema é que a covid-19 ainda é uma doença considerada nova e seus efeitos no organismo vão sendo, aos poucos, descobertos pela comunidade científica.

O importante é buscar ajuda caso as sequelas apareçam. Quanto antes, mais chance de se recuperar dos sintomas, por vezes, persistentes, segundo Edmilson Gomes, fisioterapeuta intensivista do Hospital Distrital Dr. Evandro Ayres de Moura, em Fortaleza, no Ceará.

Caso você tenha sequelas, você pode procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da rede pública, os “postinhos de saúde”. Caso necessário, o paciente é encaminhado para especialistas. E, claro, se você tem convênio, as redes costumam também oferecer o serviço.

Em João Pessoa, uma universidade particular, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Hospital de Trauma, são alguns dos locais que oferecem tratamento gratuito para quem ficou com sequelas pós-covid. Abaixo, saiba como os serviços funcionam.

É importante salientar que, devido a alta demanda, alguns têm lista de espera, por isso ligue antes.

HULW/UFPB

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB), oferece o projeto Reab Covid, também de forma gratuita, o hospital realiza a reabilitação cardíaca e pulmonar para pessoas que tiveram COVID-19.

O projeto de pesquisa do programa de pós- graduação em fisioterapia da UFPB é realizado no Ambulatório do HULW, para conseguir atendimento os interessados devem entrar em contato com Karina Vieira, mestranda do curso de Fisioterapia e responsável pelo projeto, através dos número de telefone (83) 9 9615-0544 ou  por meio do HU, onde existe uma lista de espera.

Para participar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ser paciente pós alta hospitalar por Covid;
  • Apresentar ainda sequelas respiratórias (como cansaço, falta de ar ao esforço ou fadiga). devido  a Covid
    Serviços

O que o programa inclui?

  1. Avaliação da função pulmonar;
  2. Avaliação muscular respiratória e periférica;
  3. Avaliação de medidas de composição corporal;
  4. Avaliação ultrassonográfica; (diafragmática e periférica);

Clínica-escola de Fisioterapia do Unipê

O curso de Fisioterapia do UNIPÊ deu início ao Programa de Reabilitação Pós-Covid-19, projeto acadêmico que disponibiliza atendimentos gratuitos aos pacientes que apresentam sequelas após a contaminação do novo coronavírus.

A assistência será realizada gratuitamente na Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIPÊ, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h e das 18h40 às 22h, por meio de agendamento prévio feito exclusivamente pelo telefone (83) 2106-9271.

Para participar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:

  • Portar resultado do RT-PCR positivo para SARS-COV19 na admissão;
  • Pacientes hospitalizados: prazo mínimo para admissão de 10 dias após alta hospitalar;
  • Pacientes que não foram hospitalizados: o prazo para admissão será de 14 dias após início dos sintomas;

Permanecerão no projeto os pacientes que assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), liberando dados para possíveis e futuras pesquisas.

Ambulatório de Egressos Pós-Covid-19 do Hospital de Trauma de João Pessoa

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena implantou o Ambulatório de Egressos Pós-Covid-19. O novo serviço é destinado às pessoas que testaram positivo para covid-19 e que já passaram pelo processo de internação na unidade de saúde por conta da doença.

O Ambulatório Referência para Casos Pós-Covid-19 terá capacidade para atender em torno de 160 pacientes todos os meses. Além disso, o espaço terá capacidade para atender consulta médica em atenção especializada e apoio multiprofissional de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e de enfermagem.
Serviço

Ambulatório Egresso Pós Covid-19

Local: Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena;

Funcionamento: De segunda a sexta-feira; (Horário marcado pela enfermeira da Instituição);

Horário: 9h às 13h

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba