prevenção do câncer

Setai Grupo GP adere ao Novembro Azul e promove evento alusivo para os colaboradores

Encontro contou com orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata

O segmento da construção civil é predominantemente constituído por trabalhadores do sexo masculino. No mês dedicado à prevenção do câncer prostático, nada mais significativo e necessário do que falar sobre a saúde dos homens. Com esse propósito, o Setai Grupo GP convidou o médico urologista Marcelo Sarmento, profissional com mais de 30 anos de experiência na área, para um bate-papo com os colaboradores da empresa. O evento aconteceu no auditório do Setai Experience. “O Setai Grupo GP tem compromisso em promover uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores e é nosso papel também colaborar com as ações de prevenção e de diagnóstico de doenças, como esta tão prevalente entre os homens, que é o câncer de próstata”, disse André Penazzi, CEO do Setai Grupo GP.

Em clima de descontração, o médico deixou os participantes à vontade para interagirem e tirarem as suas dúvidas. “Abordamos aqui não só a questão do exame da próstata, que foi o tema principal, mas também temas que fazem parte do contexto masculino, como reposição hormonal, disfunção erétil, performance sexual e infertilidade”, detalhou Marcelo.

Sobre o câncer de próstata, o objetivo maior é identificar precocemente a possível evolução. Marcelo Sarmento explicou que há três formas habituais de constatar a doença: pelo toque retal, exame de imagem por ressonância magnética e laboratorial com dosagem do PSA (antígeno prostático específico). O mais tranquilo e rápido, segundo ele, é o toque retal. “Ainda há muita resistência dos homens em se submeter ao toque retal por conta de todo um tabu que foi criado sobre o exame. Muitos pacientes questionam se o toque é realmente necessário. Eu digo que não. Mas se submeter a uma ressonância magnética, um exame que dura em média uma hora, de custo elevado, e que é necessário tomar um contraste, na maioria das vezes não faz o menor sentido”, alertou. O percentual de cura da doença, segundo ele, gira em torno de 85% a 90% se diagnosticada precocemente.

A iniciativa – Diferentemente das mulheres, que ao iniciar a sua vida reprodutiva ativa com a primeira menstruação, são logo levadas ao ginecologista, o homem passa toda uma vida sem ir ao urologista. Na maioria das vezes, segundo o médico, só chegam ao consultório incentivados por familiares que insistem na prevenção do câncer de próstata. “Por isso, é muito positiva a iniciativa do Setai Grupo GP em criar esse espaço de fala para a quebra de preconceitos e de aproximação do urologista aos pacientes. Iniciativas como essas aproximam e quebram o tabu de se relacionar com o médico”, comemorou ele.

Colaboradores conscientes – Para Jorge Saback, que compõe o quadro de engenheiros da empresa e participou da palestra, é fundamental que os homens comecem a se cuidar mais. “Eu tenho 51 anos, já fui ao urologista e faço acompanhamento. Foi muito importante a empresa nos proporcionar uma experiência como essa, para que possamos ter mais consciência e não deixarmos a falta de tempo ou qualquer outro motivo se tornar uma desculpa para que a gente não se cuide”, disse o engenheiro.

O diretor Financeiro do Grupo, Adriano Filgueiras, louvou a iniciativa da organização em conscientizar os colaboradores, para que o homem reconheça a necessidade do autocuidado. “Não deve ser uma campanha isolada de um só mês. Mas que cada colaborador procure se cuidar e durante todo o ano procure fazer seus exames de rotina, para uma vida saudável em todos os aspectos”, disse ele.

Ao final, André Penazzi avaliou o evento. “Estamos no Novembro Azul, e o doutor Marcelo Sarmento deu uma verdadeira aula, tirando as nossas dúvidas. Nós homens temos dificuldade às vezes de se cuidar, então foi um momento muito especial. Eu aprendi muito, acho que todo mundo aprendeu demais”, disse.

Concluindo o encontro, os colaboradores participaram de um happy hour com coquetel, para celebrar este momento de conexão, congraçamento e confraternização.

Sobre o Grupo GP – O Setai Grupo GP é a marca que assina os empreendimentos de alto padrão e luxo do Grupo Guedes Pereira, e conta com um histórico impressionante de entrega de empreendimentos de sucesso, destacados pela atenção aos detalhes e sempre antecipando prazos contratuais. Reconhecido no mercado pela vanguarda dos projetos, o Setai – traduzido como “casa” em japonês – imprime sofisticação, elegância e exclusividade, apresentando soluções inovadoras em arquitetura internacional contemporânea e personalização em sua essência. Além disso, o Setai também oferece serviços de consultoria imobiliária e gestão de projetos, ajudando seus clientes a tomar decisões assertivas e bem embasadas. Para conhecer mais sobre o Grupo GP, a sede fica localizada na Av. Epitácio Pessoa, 3333 – Miramar, em João Pessoa. Outras informações pelo telefone (83) 3576-9866 ou WhatsApp: (83) 99686-3494. O perfil no Instagram é @setaigrupogp, site: http://www.setaigrupogp.com.br e o e-mail: [email protected].

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba