Paraíba - O segundo transformador destinado ao Complexo Eólico Serra da Palmeira, no município de Nova Palmeira, no Seridó paraibano, está em fase final de transporte e tem chegada prevista para o próximo domingo (25/05).
A informação foi confirmada pela empresa CTG Brasil, responsável pelo empreendimento.
O equipamento, que pesa 250 toneladas e mede 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura, é idêntico ao primeiro transformador já entregue ao local.
No momento, ele se encontra estacionado no município de Soledade, no Agreste da Paraíba, às margens da BR-230, aguardando o reinício do trajeto até a subestação onde será instalado.
De acordo com a CTG Brasil, a pausa no transporte foi necessária para ajustes logísticos no trajeto, que agora será feito pela PB-177, em vez da BR-230.
Também foram realizadas adequações nos equipamentos de transporte, a fim de garantir a segurança da operação e minimizar o impacto nas vias por onde o comboio passará.
Detalhes do transporte e impacto logístico
O conjunto de transporte, que inclui o transformador e os veículos especiais usados na operação, possui dimensões impressionantes: 113,75 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,25 metros de altura, totalizando 600 toneladas de peso bruto. A carga é distribuída em diversos eixos para reduzir o impacto sobre o pavimento durante o percurso.
A movimentação chama atenção por onde passa e faz parte da ampliação da infraestrutura do complexo eólico, que integra a matriz de energia renovável no estado da Paraíba.