Melhor momento

Secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, diz que o momento do Turismo é outro

Daniel adiantou ao DT que foi convidado pelo  prefeito Cícero Lucena (PP) por seu conhecimento do setor. Rodrigues é hoteleiro e atua na área administrativa e financeira. Logo no início da entrevista cravou que o “momento do Turismo de João Pessoa é outro”.

Segundo ele, a gestão de Lucena deixou a política partidária de lado e pensa o turismo como um produto de mercado e que deve ser encarado como tal. “Formei uma equipe 100% técnica que cuida dos programas de infraestrutura turística, uma equipe de projetos que cuida do planejamento e um organograma bem equilibrado com funções bem definidas na gestão da secretaria”, afirma Rodrigues reforçando a atuação do secretário Executivo, Ferdinando Lucena.  Além disso, adianta que a prefeitura de João Pessoa está unida com o governo do Estado em todos os setores, inclusive na Saúde.

“Somos o primeiro estado do Nordeste que iniciou a segunda etapa da vacinação. Junto a isso o número de internações caiu e temos hoje 57% de média, em todo o Estado”, pontua o secretário e emenda: “O que isso tem a ver com turismo?”

“Tudo” – responde, acrescentando: “Segurança sanitária transfere confiança à população e principalmente ao turista, ao visitante”, diz.

Perfil família
Com a flexibilização do plano de contenção em função da Covid-19, Daniel adianta que os turistas regionais estão chegando, considerando principalmente a abertura de praias. “Sofremos com o cancelamento do Carnaval, mas os índices de ingresso de visitantes à cidade vem aumentando”, disse sem adiantar números. Ele explica que o perfil de visitantes é em sua maioria o perfil família que loca imóveis via plataformas (Airbnb).

“Não posso oferecer dados precisos ainda porque nossa base de referência são os passados pela Anac e pelos hotéis. Como ainda não temos um grande fluxo de turistas via esses equipamentos, esses números não estão consolidados. Aguardamos os segundo semestre”, disse.

Redução do ICMS sobre o Querosene de Aviação
Rodrigues acrescenta que as reuniões com as companhias aéreas vêm acontecendo regularmente. “As três principais operadoras (leia-se Azul, Latam e Gol) somam ao todo 8 voos diários para João Pessoa. Inclusive abrimos diálogo com a Itapemirim que está entrando no mercado”, adianta ao DT.

Ele acrescenta também, que o governo Estadual baixou um Decreto (41.065) que prevê a redução na cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre querosene de aviação para 7%. “Essa medida sem dúvida atrai mais companhias aéreas e mais voos para o estado e, em especial para João Pessoa”, afirmou.

União dos setores
Rodrigues reforça a importância da união dos setores e das instâncias de poder. “Fizemos nesse mês de abril a primeira reunião do ComTur (Conselho Municipal de Turismo) onde todas as secretarias, associações e trade turístico estavam reunidos. Nunca aconteceu uma reunião com essa. Quando falo que vivemos um outro momento é porque todos querem que as coisas aconteçam. Sem o trade turístico não se faz uma boa gestão. Estamos todos afinados, iniciativa privada, prefeitura e governo do Estado para fazer o turismo de João Pessoa e da Paraíba acontecer”, pontuou.

 

Fonte: Diário do turismo
Créditos: Polêmica Paraíba