informações importantes

Saiba como funciona a vistoria veicular para transferência e quando ela deve ser feita – CONFIRA DICAS

Em toda negociação de um veículo, é bastante comum que o comprador tenha algumas dúvidas a respeito da aquisição que está sendo feita. Afinal, existem alguns requisitos obrigatórios que devem ser cumpridos para que todos os procedimentos sejam feitos de forma legal.

Realizar uma vistoria veicular é um dever de todo o cidadão que seja proprietário de um veículo automóvel, motocicleta ou caminhão. Portanto, trata-se de uma obrigação legal que garante o benefício de poder circular pelas vias de todo o país com o seu veículo.

Por isso, a empresa de vistoria que mais cresce na Paraíba, a Alfa Vistoria trouxe algumas informações importantes sobre o que é a vistoria veicular e quando precisa ser feita.

A vistoria veicular é uma avaliação feita nos veículos que circulam no país. Ela serve para atestar se os automóveis estão em boas condições de conservação e manutenção, e é obrigatória. A sua função é assegurar que a propriedade do veículo é legítima, documentação dele é autêntica e se o carro apresenta condições seguras para uso.

A realização da vistoria é obrigatória em situações de transferência e regularização de veículos, e também no licenciamento daqueles que têm mais de 5 anos de fabricação. Ela evita que os carros fora das especificações de fábrica ou que não estejam em boas condições de uso continuem a circular pelo país.

Ela também é necessária quando há alteração nas características originais do carro, mudança de categoria ou diante de situações de sinistro de seguros automotivos. Essa prática tem por finalidade prevenir fraudes e modificações que estejam em desacordo com as normas do DETRAN.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba