alerta

RISCO DE SEGUNDA ONDA: CRM-PB constata que UTIs Covid de quatro hospitais da grande João Pessoa têm ocupação acima de 70%

O CRM alertou que a grande João Pessoa  já pode esta enfrentando uma segunda onda da Covid, o presidente do Conselho, chamou a atenção da população e destacou que nesse momento é preciso " ter cautela"

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), divulgou nesta segunda-feira, 16, um levantamento realizado entre os dias 10 e 13 de novembro sobre a ocupação dos leitos de UTIs em cinco hospitais da grande João Pessoa. Os dados apontam  uma ocupação acima  de 70%.

O CRM alertou que a grande João Pessoa já pode estar enfrentando uma segunda onda da Covid, o presidente do Conselho chamou a atenção da população e destacou que nesse momento é preciso ” ter cautela, cuidado e, principalmente, prevenção”. Roberto Magliano   disse ainda que “o CRM-PB está preocupado, vigilante e disponível para ajudar no que for necessário.”

Ele também lembrou que na última quinta (12), o CRM-PB publicou uma nota de alerta sobre o crescimento no número de casos de Covid-19 no estado e reuniu-se com promotores do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho.

Confira os dados da pesquisa

Levantamento feito pelo CRM-PB, na última semana (entre 10 e 13 de novembro), sobre a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 de cinco hospitais da Grande João Pessoa, mostra que quatro estavam com capacidade acima de 70%. Destes, apenas o Hospital Santa Isabel estava com a ocupação da UTI com 23%. Os demais estavam com os seguintes percentuais de ocupação das UTIs: Hospital Universitário Lauro Wanderley com 100%; Complexo Hospitalar Clementino Fraga com 80%; Hospital da Unimed com 80%; Hospital Metropolitano com 70%.⠀

Neste final de semana, o CRM-PB esteve também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa – Oceania, Cruz das armas, Bancários e Valentina – e constatou que estão faltando testes para diagnóstico da Covid-19, o que pode gerar uma subnotificação da doença.⠀

Dados do Hospital da Unimed, o com o maior número de leitos e atendimentos Covid da rede privada de João Pessoa, mostram que a unidade de saúde está atendendo, nas últimas semanas, uma quantidade de pacientes semelhante ao período do pico da doença, em junho deste ano. No último mês, houve um aumento de mais de 130% no número de pacientes atendidos semanalmente no hospital com síndrome gripal. Ou seja, na semana entre 10 e 16 de outubro, foram atendidos 50 pacientes. Já na última semana (entre 7 a 13 de novembro), o hospital atendeu 118 pacientes.⠀

“Dessa forma, podemos já estar enfrentando uma segunda onda da Covid em João Pessoa. É preciso cautela, cuidado e, principalmente, prevenção. O CRM-PB está preocupado, vigilante e disponível para ajudar no que for necessário”, afirmou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais. Ele também lembrou que na última quinta (12), o CRM-PB publicou uma nota de alerta sobre o crescimento no número de casos de Covid-19 no estado e reuniu-se com promotores do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho.

Paraíba confirma 622 novos casos e 7 óbitos por Covid-19 em 24h; total de mortos chega a 3.211 e 139.168 infectados

A Paraíba registrou 622 novos casos de Covid-19 e 07 óbitos confirmados desde a última atualização, 06 deles nas últimas 24h. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (16), 139.168 pessoas já contraíram a doença, 112.347 já se recuperaram e 3.211, infelizmente, faleceram. Até o momento, 440.369 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba