alerta

Psicóloga alerta que mitos em relação ao suicídio dificultam ajuda: 'Quem vai se matar avisa sim, sempre há sinais' - VEJA VÍDEO

A psicóloga Andreza Melo explica que a depressão é uma doença multifatorial. Não existe uma causa única para a doença e que por isso, o tratamento também deve acompanhar os vários aspectos da doença.

 

Após o episódio do assassinato seguido de suicídio envolvendo a secretária de educação de Boa Vista, a sociedade paraibana volta a discutir sobre a doença considerada o mal do século: a depressão.

De acordo com a polícia, o casal estava separado há 9 dias, mas não viviam na mesma casa a cerca de um ano. Segundo relatos, desde que se separaram, ele entrou em depressão.  A esposa Dayse Auricea Alves e Aderlon Bezerra de Souza foram casados por 21 anos.

A psicóloga Andreza Melo explica que a depressão é uma doença multifatorial. Não existe uma causa única para a doença e que por isso, o tratamento também deve acompanhar os vários aspectos da doença. “Da mesma forma que a depressão é uma doença multifatorial, é importante que o tratamento seja multidisciplinar. É importante a questão do psiquiatra, atividade física, nutricionista, é um tratamento em conjunto. Na psicoterapia a gente trabalha todas as crenças disfuncionais”, explica.

Ela diz que a depressão tem levado muitos pacientes ao suicídio, mas que ainda existem mitos em relação ao fato: “Por exemplo, geralmente se acredita que quem vai se matar não fala. Que quando é algum parente diz que foi ‘de repente’ que não esperava, mas sempre há sinais”, alerta Andreza.

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba