avanço da covid-19

PROTEÇÃO SOCIAL EM JP: Sedes esclarece notificação do MPPB sobre as pessoas em situação de rua

Desde o início das medidas tomadas para prevenção ao Covid-19, no mês de março, a população em situação de rua foi uma prioridade

A Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes) esclareceu por meio de nota neste sábado (11), a notificação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre as pessoas em situação de rua.

Leia na íntegra:

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) informa que vem reforçando a sua política de proteção social das pessoas em situação de rua no município e oferecendo os serviços socioassistenciais disponíveis.

Desde o início das medidas tomadas para prevenção ao Covid-19, no mês de março, a população em situação de rua foi uma prioridade. O trabalho prioritário foi de assegurar a segurança alimentar destas pessoas, com o Centro Pop 1 aumentando a distribuição de café da manhã, continuando a oferecer o espaço para banho e reforçando a higiene dos seus usuários com a distribuição de kits compostos por máscara, álcool em gel e sabão. Todos os usuários também recebem uma ficha que lhes garante almoço gratuito no Restaurante Popular da Lagoa, onde eles podem se alimentar em segurança. Até o momento, já foram distribuídos mais de 1.500 cafés da manhã, assim como mais de 2.700 almoços para esta população.

Também foi reforçado o trabalho do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), com as equipes realizando a distribuição de almoços e jantares em diversos pontos da cidade, incluindo os fins de semana, totalizando mais de 5.600 refeições distribuídas gratuitamente para as pessoas em situação de rua desde o início da pandemia, em março.

Nesta semana foi inaugurado o Novo Centro Pop 24 horas, no bairro de Jaguaribe, que oferece atendimento psicossocial, todas as refeições do dia, banho, além de ter à disposição 20 leitos para que os que assim desejem, possam fazer seu isolamento social. Também serão beneficiadas com a inclusão no programa auxílio-moradia cerca de 200 pessoas, que passarão a viver em casa.

A Sedes também está com suas 9 casas de acolhimento disponíveis para que essas pessoas sejam abrigadas mediante sua vontade, como a Casa de Passagem da Família, Casa de Passagem do Idoso, Casa de Passagem para Adultos e para Crianças e Adolescentes.

O número de 700 pessoas representa o número de atendimentos realizados pelo Ruartes no ano de 2019, considerando que a maioria destas pessoas retornaram para suas casas ou para suas cidades de origem, assim como encaminhadas para nossos serviços de acolhimento. Sendo assim, o número utilizado na matéria não corresponde ao número de pessoas em situação de rua em João Pessoa.

Também de acordo com a reportagem, a Sedes não teria respondido diversas notificações feitas à Prefeitura de João Pessoa, o que é inverídico, ressaltando que sempre houve um bom relacionamento entre a administração municipal e o Ministério Público da Paraíba, sempre respondendo todas as notificações enviadas.

https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/juiza-determina-que-a-pmjp-indique-em-48h-as-casas-de-acolhimento-para-700-pessoas-de-rua-veja-documento/

Fonte: Sedes
Créditos: Sedes