sistema de pagamentos instantâneos

Procon-PB e Frebraban orientam consumidores sobre a utilização do PIX

Desde o último dia 16 de novembro, o Banco Central iniciou as operações com o novo sistema PIX, que além de servir como sistema de pagamentos instantâneos, apresenta outras funcionalidades que prometem melhorar a vida dos consumidores.

Sistema de pagamentos instantâneo já está liberado para todos os usuários, entenda como funciona

Desde o último dia 16 de novembro, o Banco Central iniciou as operações com o novo sistema PIX, que além de servir como sistema de pagamentos instantâneos, apresenta outras funcionalidades que prometem melhorar a vida dos consumidores.

Segurança e praticidade são pontos de destaque para quem quer entender o novo PIX. Isso porque, com o PIX, as pessoas poderão fazer transferências e pagamentos que estarão disponíveis em segundos, tudo de forma descomplicada e utilizando o celular.

Ao invés de preencher os dados pessoais e bancários, quem deseja pagar ou transferir valores precisará informar apenas a chave PIX para realizar a transação.

A chave PIX é a forma de identificação do usuário dentro do novo sistema. O usuário poderá vincular seu número de celular, seu e-mail, seu CPF ou CNPJ (no caso de empresas). O consumidor poderá deixar também que o sistema gere aleatoriamente um código alfanumérico para ser sua identificação ou para que forme um QR Code.

O PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA percebeu ainda haver muitas dúvidas sobre o novo sistema e, em ação articulada com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL), buscou a Federação Brasileira dos Bancos (FEEBRABAN), para que fosse lançada orientação conjunta para  consumidores, lojistas e demais usuários do novo sistema, demonstrando haver segurança e vantagens no uso do novo PIX para todas as pessoas.

O lançamento se faz com a participação direta do PROCON-PB que na visão da superintendente, Késsia Cavalcanti, entende queO PIX é uma inovação que trará mais segurança e agilidade ao consumidor em suas transações financeiras, mas, é importante entender como funciona para evitar cair em fraudes.” disse.

Ela ainda informou que o consumidor “deve evitar clicar em links recebidos por SMS, e-mail ou WhatsApp, o recomendado é que o consumidor realize o cadastro da chave Pix apenas utilizando o aplicativo ou através do site oficial do seu banco.” Salienta Késsia.

O consumidor ou fornecedor pode conhecer estas e outras orientações lançadas pelos órgãos, através do site do Procon-PB: www.procon.pb.gov.br. Para mais detalhes baixe as orientações sobre a utilização do PIX no link abaixo em anexo.

Em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações os consumidores podem entrar em contato por meio de ligações gratuitas para o número 151 ou por mensagens através do WhatsApp: (83) 98618-8330.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba