premiação

Prefeitura de São Bento é premiada com Selo Social, pela 2ª vez na PB, por apresentar ações voltadas às Mulheres Negras

Nesta edição, concorreram 85 cidades, mas 47 chegaram na etapa final da seleção do selo e 43 serão premiadas.

A Prefeitura Municipal de São Bento foi premiada, pela 2ª vez  no Estado da Paraíba, recebendo o Selo Especial “Prefeitura Parceira das Mulheres”, pela apresentação de Políticas Públicas em favor das Mulheres Negras.

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Valeska Dantas, o recebimento do Selo Social por São Bento proporciona uma alegria imensa e sensação de dever cumprido, sendo uma grande conquista, haja vista que, no início da atual gestão, em 2017, o município de São Bento não possuía nenhum instrumento legal que regulamentasse e fomentasse a política pública, tanto de proteção como de valorização da mulher São-bentense. “O selo traz uma proposta de alinhamento, acolhimento, atendimento e direcionamento de ações voltadas às mulheres negras, onde o município fez um trabalho intersetorial de grande relevância, focado nas Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, através da Coordenadoria da Mulher, portanto, estamos aí, mais uma vez selados e premiados, com muita alegria, honra e gratidão, anunciamos mais essa conquista pra São Bento”, concluiu Valeska Dantas.

O Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, é promovido pelo Governo do Estado, teve 43 prefeituras contempladas na sua segunda edição. Com o tema voltado à “Igualdade Étnico Racial”, o prêmio criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e a Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), será entregue no dia 3 de agosto, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, junto com a realização da Feira Étnico Racial de Mulheres Empreendedoras.

Nesta edição, concorreram 85 cidades, mas 47 chegaram na etapa final da seleção do selo e 43 serão premiadas.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, disse que a quantidade de inscritos representa 38% dos municípios paraibanos. “Isso representa o compromisso das gestões com as políticas para mulheres. Agora, após os gestores e gestoras executarem as suas ações e projetos, receberão a premiação”, afirma a secretária da Mulher, Lídia Moura.

O selo social pretende estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município. Para isto, as prefeituras devem desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.

As ações das gestões municipais contempladas integraram o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da igualdade étnico racial para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos. As diretrizes foram: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria