sensação de bem-estar

Prática regular de exercícios físicos garante qualidade de vida a idosos

Exercícios físicos são recomendados para qualquer idade e, para envelhecer com saúde, o ideal é começar a prática o mais cedo possível. Além de promover a sensação de bem-estar, essas atividades ajudam a fortalecer os ossos e músculos, prevenir problemas como osteoporose, depressão e diabetes, além de melhorar o sistema imune.

Profissional de Educação Física da Unimed João Pessoa, Claudney Forte, dá dicas de atividades para serem incluídas na rotina dos idosos

Exercícios físicos são recomendados para qualquer idade e, para envelhecer com saúde, o ideal é começar a prática o mais cedo possível. Além de promover a sensação de bem-estar, essas atividades ajudam a fortalecer os ossos e músculos, prevenir problemas como osteoporose, depressão e diabetes, além de melhorar o sistema imune.

Para incentivar a prática de exercícios físicos, a Unimed João Pessoa realiza a oficina “Contribuição do exercício físico para a saúde”. O encontro virtual é gratuito para beneficiários da Cooperativa e acontece no dia 17 de fevereiro, das 14h30 às 16h.

O profissional de Educação Física Claudney Forte, da área de Promoção da Saúde da Unimed JP, destaca que os exercícios devem ser praticados regularmente com monitoramento de um profissional, além de uma alimentação saudável. “Os níveis de glicose e colesterol reduzem pelo gasto energético causado na realização do movimento, além do controle da hipertensão por meio da vasodilatação, o que facilita o fluxo sanguíneo”, conta Claudney, que vai ministrar a aula.

As atividades proporcionam aos idosos a redução do risco de quedas, o combate à ansiedade e depressão, além de melhorar a autoestima e o sistema cognitivo. “Além de ajudar no condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório, os exercícios colaboram para a prevenção da perda de massa muscular e óssea, típicas do envelhecimento. Essas perdas dificultam as tarefas da vida diária e aumentam o risco de acidentes domésticos”, explica o profissional.

Segundo ele, é preciso iniciar as atividades de forma gradativa. “Para quem está começando, o ideal são atividades de baixo impacto como caminhadas e hidroginástica, além de treinos de resistência muscular, que vão aliviar a debilidade da marcha”, comenta.

O especialista destaca que ao optar por fazer caminhadas, o idoso deve seguir os protocolos de segurança contra a covid-19. “Ao sair, a preferência é escolher locais com pouco fluxo de pessoas e sempre usar a máscara. Em casa, as videoaulas com um profissional de educação física são ideais. A supervisão especializada é importante para obter melhores resultados, evitar lesões e garantir um treino mais eficiente”, explica Claudney.

Como se inscrever — Para garantir a vaga, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor) e escolher a oficina “Contribuição do exercício físico para a saúde”. Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar. Na seção, também é possível conferir outros grupos e oficinas gratuitas que são oferecidas pela Unimed JP no mês de fevereiro. Todas as atividades são exclusivas para clientes.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba