Conexão Bairro

PMJP apresenta Plano de Mobilidade Urbana e lança linha entre bairros com passagem a R$ 2

A partir desta terça-feira (6), a linha piloto C001, vai conectar os bairros do Grotão e Colinas do Sul, a partir das 6h da manhã, com ônibus identificados visualmente com o nome do projeto, partindo do Terminal 102, voltando do Terminal 116.

A Prefeitura de João Pessoa apresentou, na manhã desta segunda-feira (5), o Plano de Mobilidade Urbana da Capital (Planmob), um amplo estudo que orienta todos os investimentos e ações pelos próximos anos. O documento projeta a mobilidade urbana até 2038 pensando não apenas na Capital, mas também na relação com as outras cidades da Região Metropolitana. Como primeira ação efetiva pós-lançamento do Planmob, a PMJP lança, nesta terça-feira (6) o projeto Conexão Bairro, com a primeira linha que interliga bairros próximos no valor de R$ 2.

O Plano vai ser encaminhado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e deverá se tornar lei. Ele vai proporcionar melhoria nas condições urbanas em acessibilidade e mobilidade, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão, vai diminuir as necessidade de longas viagens, proporcionando deslocamentos mais eficientes e vai promover melhorias nas condições ambientais da cidade, com a diminuição da poluição atmosférica, visual e sonora.

Conexão Bairro
O projeto que pretende interligar bairros próximos em que exista atração de viagens de curta distância, terá início com a linha piloto C001, que vai conectar os bairros do Grotão e Colinas do Sul. A partir das 6h da manhã, os ônibus identificados visualmente com o nome do projeto, vão partir do Terminal 102, voltando do Terminal 116. No percurso vão passar ainda pelo Gervásio Maia, Colinas do Sul e Irmã Dulce. A passagem também será diferenciada, custando R$ 2.

Planejamento
De acordo com o Planmob, até 2038 todos os bairros da Capital deverão ter pelo menos 85% de calçadas acessíveis. Com isso, pretende-se incentivar o uso do transporte ativo para a mobilidade de proximidade, garantindo mais eficiência e conforto para pedestres, com total acessibilidade. Já no caso dos ciclistas, o Plano foca na ampliação e conexão da malha cicloviária e também na sua interligação com outros modais. A proposta é que a cidade chegue a uma malha para ciclistas de 221,5 km de extensão até 2038. Com os investimentos, a Capital, que já tem 86 km de ciclovias e ciclofaixas e deve chegar a 110km até o final deste ano.

O Plano para o transporte público prevê integração com os demais modais, uma melhor organização das linhas e o uso de energias renováveis. Entre as propostas estruturais estão a implantação de oito novos trechos de faixa exclusiva e de seis grandes corredores de ônibus, incluindo a BR-230, que passaria a funcionar como uma via urbana. Para escoar a demanda externa da BR, o Plano prevê a construção de um anel rodoviário utilizando trecho da PB-011.

As intervenções em sistema viário têm como objetivo garantir a segurança e conectar a malha viária, assim como implantar estratégias de redução dos congestionamentos e de organização dos estacionamentos. Entre as principais propostas do Plano estão a complementação de articulação regional e perimetral. O primeiro caso inclui projetos como a ligação do Geisel ao Gervásio Maia e de Mangabeira ao Valentina. Já o segundo se refere a intervenções como o viaduto da Saffa S. Abel da Cunha, a ligação da Epitácio Pessoa com a Rui Carneiro e novas ligações da UFPB com Altiplano, Bancários e a Torre (ponte estaiada).

Participação popular
A construção do Plano de Mobilidade se deu em várias etapas, com ampla participação popular. O processo contou com diversas reuniões setoriais, audiências públicas e workshops onde a população, a sociedade civil organizada, universidades e gestões puderam participar ativamente. Foi realizada ainda uma pesquisa de origem e destino na qual foram ouvidas mais de 50 mil pessoas da Região Metropolitana para conhecer os hábitos da população e um estudo de campo, ambos fundamentais para basear algumas das propostas.

O Planmob prevê ainda uma série de diretrizes para ampliar a conectividade da malha viária para reduzir congestionamentos, garantir a segurança viária, criar regulamentação sobre a circulação e operação dos transportes de carga, criar estacionamentos mais modernos e acessíveis com vagas públicos e consolidar a regulamentação de polos geradores de viagens, além de ampliar a participação da sociedade no planejamento da mobilidade, promover políticas intersetoriais e a integração das diversas esferas de governo.

Fonte: com Secom PMJP
Créditos: com Secom PMJP