
Foto: reprodução
Um perfil no TikTok divulgou, recentemente, um lendário e histórico relógio existente na cidade de João Pessoa, o Relógio de Sol. Considerado raro, o Relógio de Sol, construído em 1781 em pedra calcária, está localizado no jardim do Centro Cultural São Francisco, e muitas vezes pode passar despercebido pela população que passa por perto.No vídeo do perfil @tanahistoria, o tiktoker mostra o relógio, fala um pouco de sua história e destaca a preciosidade que podemos encontrar no Centro de João Pessoa. (Veja vídeo abaixo).O Centro Cultural funciona em um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro, constituindo um dos mais notáveis testemunhos do Barroco no Brasil. Por sua importância, foi tombado pelo IPHAN. Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e aparentemente a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas ainda é conhecida também pela antiga denominação. O Centro Cultural São Francisco está localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa no estado da Paraíba.Sobre o relógio de Sol
O relógio de sol é um relógio que indica as horas conforme a projeção da luz solar, ou seja, é um dispositivo que não depende de trabalho mecânico.
A necessidade de medir o tempo incentivou a invenção de formas que servissem para as pessoas poderem se orientar temporalmente. Isso era importante para elas saberem, por exemplo, quais eram as épocas de plantio e colheitas.
Uma dessas primeiras formas de mediação é o relógio de sol, inventado há muitos anos. Depois dele, surgiram o relógio de água e o relógio de areia, os quais também são conhecidos respectivamente pelos nomes clepsidra e ampulheta.