protestos do 15m

PATRIMÔNIO TOMBADO: Sikêra Jr. não pede autorização ao IPHAEP e acaba cancelando mutirão de limpeza das pichações do Lyceu Paraibano

 

O comunicador Sikera Júnior convocou um mutirão para limpar  Lyceu Paraibano, no próximo sábado (18). O colégio foi pichado por uma minoria de manifestantes que participou da mobilização contra o contingenciamento de recursos no orçamento das universidades, nesta quarta-feira (16), em João Pessoa.

Durante o programa ‘Cidade em Ação’, Sikera Júnior chegou a criticar os manifestantes e pediu que a população levasse lixas, pincéis e buchas.  Apesar da boa vontade expressa pelo comunicador, o intento não pode ser cumprido. Durante a semana, a secretaria de educação já agilizou a recuperação e limpeza da frente do Lyceu.

Mas mesmo que não tivesse realizado a limpeza, a ação de Sikêra não poderia ter acontecido. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP e não pode passar por intervenções sem o conhecimento e autorização do órgão.

O diretor do Lyceu, Olegário Vieira, informou que soube da intervenção pelas redes sociais e que o trabalho também deveria passar pela aprovação da Secretaria de Educação. O Polêmica Paraíba entrou em contato com a secretaria de educação e nos foi informado que o trabalho de limpeza e pintura já havia sido realizado e que não constava nenhum pedido de autorização para o mesmo.

Caso o comunicador seguisse adiante com  plano de pintar o colégio sem autorização também seria considerado um ato de vandalismo contra patrimônio histórico.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba