Covid-19

Paraíba registra mais 100 casos da variante Delta do coronavírus; total chega a 125

A Paraíba registrou 100 novos casos da variante Delta do novo coronavírus. A informação é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros. O resultado foi obtido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), após análise de 131 sequenciamentos genéticos.

Com isso, o estado contabiliza agora 125 casos confirmados da variante mais agressiva do coronavírus. Na semana passada, no dia 31 de agosto, foram confirmados os primeiros 25 casos da variante na Paraíba.

Das 131 novas amostras analisadas, além dos 100 casos da variante Delta, foram detectados 31 casos da variante Gamma.

Na semana passada, o secretário informou que a transmissão da variante já é comunitária, quando não é possível mais rastrear a origem da infecção.

Ainda segundo o secretário, os casos envolvendo a variante Delta tendem a evoluir para casos mais graves em pessoas idosas acima de 70 anos ou imunossuprimidas. Por isso, ele destaca a importância da aplicação da terceira dose contra a Covid-19 para esses dois grupos. Essa aplicação deve ser iniciada nas próximas semanas na Paraíba.

Atualização

No início da tarde desta quinta-feira, a secretaria estadual de saúde divulgou novos dados sobre a circulação da variante na Paraíba. O número inicial de 100 casos divulgado pela secretaria, foi corrigido após a confirmação pela Fiocruz que um deles é residente de São Paulo.

Segundo os dados 25 municípios paraibanos registram casos da variante. Deles, Campina Grande é a cidade com o maior número de casos. São 53 ao total, sendo 44 casos novos e nove identificados anteriormente. A capital João Pessoa tem 19 casos ao todo, sendo 16 novos e três anteriores.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba