Moradores do Bairro São José, na cidade de Guarabira, resolveram inovar neste ano de eleição e produziram um boneco intitulado como “Bolsominion”, para a tradicional “Malhação de Judas” realizada anualmente no sábado que antecede a Páscoa.
Essa já é a 22ª Malhação do Judas realizada na cidade, e que este ano resolveu fazer uma crítica ao atual governo brasileiro. Em baixo do boneco foi colocada uma faixa com frases criticando o presidente, Jair Bolsonaro. “O Bolsominion. O predador da Democracia. País dos bananas já era. Agora, país dos broxas”.
Algumas pessoas que passaram pelo local fotografaram o boneco e postaram em suas redes sociais. Confira foto abaixo:
Tradição histórica
Costume trazido pelos portugueses e espanhóis para a América Latina, a tradição está incorporada aos costumes de vários outros povos do mundo. Ao que tudo indica, a queima do Judas pode estar relacionada ao rito pagão do Fogo Novo, herdados dos hebreus.
No Brasil, temos a informação desse ritual desde o século XVIII, quando alguns bonecos, no Rio de Janeiro, eram queimados com fogos de artifício presos no ventre. No folclore, a figura do Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi substituída por críticas à situação do momento (políticos e governantes são os mais esteriotipados).
Suas vestes também sofreram alterações, não sendo mais as roupas de linho e algodão, mas paletó, gravata, terno ou qualquer roupa que o identifique com o personagem mais comum na atualidade.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba