pandemia

Pacientes transferidos de Manaus para tratamento da Covid-19 chegam à Paraíba; VEJA VÍDEO

Os pacientes saíram da capital do Amazonas em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), pararam no Maranhão para reabastecimento da aeronave e chegaram à capital paraibana por volta das 23h20.

A Paraíba recebeu 15 pacientes transferidos de Manaus, na noite deste domingo (17), para tratamento da Covid-19. O grupo ficará internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizado em João Pessoa.

Os pacientes saíram da capital do Amazonas em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), pararam no Maranhão para reabastecimento da aeronave e chegaram à capital paraibana por volta das 23h20.

A média de idade dos pacientes gira em torno dos 50 anos e todos apresentavam condição clínica estável, conforme a assessoria de comunicação da unidade de saúde. Os 15 pacientes, dos quais 12 são homens e três mulheres, foram submetidos à coleta swab, para o exame RT-PCR, e também a exames de sangue, a fim de identificar o estado geral de saúde. Após a internação no HULW, a bagagem dos pacientes passou por um processo de higienização.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, disse que a disponibilização de leitos não compromete a capacidade de atendimento para as pessoas que residem no estado, que conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), ultrapassou os 177 mil casos e chegou a 3.888 mortes causadas pela doença.

De acordo com o secretário, a unidade de saúde é referência pediátrica e funciona apenas como retaguarda para pacientes de enfermaria adulta. Desde a última quinta-feira (14), o hospital tinha definido que 15 leitos de enfermaria da unidade hospitalar seriam reservados para esse fim.

A enfermaria do HU está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. Cerca de 60 profissionais estão envolvidos na ação.

As transferências ocorrem em meio ao colapso do sistema de saúde amazonense, após recorde das internações por Covid-19 e com uma nova variante do coronavírus circulando no estado. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com o novo coronavírus.

Pelo menos 235 pacientes do Amazonas serão levados a outros seis estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, conforme informou o governador Wilson Lima. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com o novo coronavírus.

Também de acordo com o governador Wilson Lima, além da Paraíba, os pacientes serão transferidos para Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte.

Fonte:
Créditos: