
As “Aves de Arribação”, do artista Marcos Pinto, finalmente estão de volta aos céus de João Pessoa. A escultura ficará no Parque Parahyba III, no bairro do Bessa.
Ao Polêmica Paraíba, o artista Marcos Pinto disse que está começando a instalar a obra para começar a fazer a restauração, de acordo com ele, as aves ficaram muito deterioradas após serem abandonadas em um galpão, na capital.
Cada pássaro da Aves de Arribação pesa quase duas toneladas, Marcos adiantou à nossa redação que deve levar 45 dias para a obra ficar totalmente pronta.
O artista disse que apesar de toda a luta para ter a obra de volta e instalar ela novamente na capital, se sente imensamente feliz e grato a Deus.
Ententa a história da obra:
Após uma reforma radical no trânsito de João Pessoa no final da AV. Beira Rio, uma das mais belas obras de Marcos Pinto, a escultura “Aves de Arribação” localizada no girador próximo à praia do Cabo Branco foi simplesmente retirada pela PMJP na gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo, sem consultas ou desculpas, sua obra ficou abandonada em um galpão da prefeitura de João Pessoa. O Artista na época alegou sofrer uma espécie de censura política.
Depois de uma grande luta em busca dos seus direitos, que era ter de volta a sua obra, o artista foi procurado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e pelo governador do estado João Azevêdo, e finalmente pode recuperar a escultura, que encontra-se hoje em seu atelier.
A escultura foi um presente da Construtora Holanda à cidade de João Pessoa quando a empresa completou 40 anos de atividade na capital paraibana. E foi ali instalada no governo do prefeito Luciano Agra.
A construtora queria algo que enriquecesse, para dignificar o local, como disse Marcos Pinto, ele passou uma tarde toda no local, e percebeu que as pessoas pareciam “Aves de Arribação”, sempre em busca de alimentos, de moradias e novos tempos. E foi daí que veio sua inspiração.
https://www.polemicaparaiba.com.br/opiniao/os-passaros-que-nao-voam-mais-a-dificuldade-de-ser-artista-em-joao-pessoa-e-a-luta-de-marcos-pinto-em-busca-da-sua-obra-da-av-beira-rio-por-suedna-lima-2/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba