conjunto de competências

ÓRGÃOS PÚBLICOS DA PB FAZEM SUCESSO NA INTERNET: confira o ranking dos mais acessados do estado no site e instagram

Os Órgãos Públicos é um conjunto de competências criado pelo Estado para representar sua opinião em determinadas matérias. É importante saber que os órgãos públicos não possuem personalidade jurídica ou capacidade processual, dessa maneira respondem pelos seus atos o ente federativo(União, Distrito Federal, Estado ou Município) que o criou.

As redes sociais e o mundo virtual estão na vida de boa parte da população mundial. Hoje em dia a sociedade se informa principalmente através das redes sociais, dos portais de notícias, da internet como um todo. Por isso é importante que o estado se mantenha atualizado para manter um contato cada vez mais próximo com a sociedade.

Pensando nisso, o Polêmica Paraíba decidiu observar as redes sociais e os portais oficiais dos principais órgãos públicos da Paraíba para trazermos aos nossos leitores quais os portais mais acessados e quais as redes sociais mais seguidas pelos internautas.

Para fazer o ranking dos sites foi usada a ferramenta easycounter, que faz a análise do site mostrando o número de acessos em forma decrescente. De acordo com os dados colhidos pelo Polêmica Paraíba o site que fica em primiero lugar no Raking como o mais acessado é o do CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA,

A Câmara dos Vereadores é uma autêntica representante da população de João Pessoa, exerce atividades que viabilizam a realização dos anseios da sociedade, mediante discussão e aprovação de propostas referentes às áreas econômicas e sociais, como educação, saúde, transporte, habitação, entre outras, sem descuidar do correto emprego, pelos poderes do município, dos recursos arrecadados da população com o pagamento de tributos.

Em segundo lugar nos acessos ficou o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA 

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

O Brasil adota o sistema de unicidade jurisdicional, no qual apenas o Poder Judiciário pode, em caráter definitivo, interpretar e aplicar a lei em cada caso concreto, com o objetivo de garantir o direito das pessoas e promover a justiça.

A instalação do Superior Tribunal de Justiça foi um acontecimento que, pelo seu significado social, administrativo e político, revestiu-se de um brilhantismo incomum, na jubilosa manifestação do povo paraibano, pela criação da sua Casa de Justiça, há tantos anos reclamada para melhor assistência aos seus interesses na área do Judiciário. A solenidade teve lugar no Salão das Sessões do Congresso Estadual. Como informava o Estado do Parahyba, em sua edição de 16 de outubro de 1891:

“Foi uma brilhante solenidade, durante a qual tocou a banda de música do Corpo Policial, e a mais viva satisfação manifestava-se nas fisionomias dos assistentes, que naturalmente viam naquele Tribunal que se instalava uma verdadeira conquista do nosso progresso social”.

Em terceiro lugar no ranling ficou o site do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA 

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, há um bom tempo inscrito na vanguarda do sistema nacional de controle externo, foi instituído pela Lei 3.627 que o governador João Agripino sancionou em 31 de agosto de1970. A instalação ocorreu em 1º de março do ano seguinte.

Sua missão compreende, primordialmente, o exame das contas anuais dos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as dos entes a estes vinculados. Isso envolve o julgamento de ações atinentes ao uso do dinheiro, bens e valores públicos e, não menos, a conferência dos atos de gestão de pessoal, no âmbito do Estado e dos Municípios.

O quadro de pessoal do Tribunal de Contas compõem-se de 445 servidores, sendo eles conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores, auditores de contas públicas, técnicos de contas públicas, integrantes do apoio graduado, e integrantes dos serviços auxiliares de nível médio e básico, além dos comissionados e dos cedidos por outros órgãos.

Atualmente, o TCE-PB desincumbe-se de suas muitas tarefas com o auxílio de equipes técnicas altamente qualificadas, equipamentos e ferramentas eletrônicas que se foram aprimorando, ano a ano.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA ocupa o quarto lugar no raking dos portais.

Ao contrário do poder federal, o poder legislativo estadual se organiza em apenas uma câmara. É a chamada Assembleia Legislativa. Por que os estados adotaram esse formato? Ora, porque no caso dos estados não existe a necessidade de criar um Senado. A existência de uma segunda casa legislativa é muito comum em países que adotam a forma federativa de Estado. Normalmente são países grandes, como o Brasil, em que existe uma gama de interesses regionais a ser defendida, debatida e apreciada. Mas no caso dos estados, uma única casa legislativa já é suficiente para dar conta do recado, no entendimento da Constituição.

Em quinto lugar ficou o portal do GOVERNO DO ESTADO.

Em sexto lugar, ficou o portal da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE.

Em seguida ficou o site do MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA.

Por último, entre os sites mais acessados dos órgãos públicos da Paraíba, ficou o site da PREFEITURA MUNICAIPAL DE JOÃO PESSOA .

Nas redes sociais os Órgãos Públicos também fazem sucesso! O Polêmica Paraíba observou o instagram de cada um deles e esses são os mais seguidos:

PMJP: 103 mil seguidores 

GOVERNO DO ESTADO: 101 mil seguidores 

PMCG: 27,6 mil seguidores 

TJPB: 25,5 mil seguidores 

MPPB: 15,7 mil seguidores 

CMJP: 8,759

ALPB: 8,196

TCE: 6.257

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba