saúde

Opera Paraíba Mulher promove mais de 1.200 cirurgias ginecológicas em todas as regiões do estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está intensificando neste mês de março as ações do Opera Paraíba Mulher.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está intensificando neste mês de março as ações do Opera Paraíba Mulher, em alusão às celebrações do mês de março, com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias ginecológicas nas três macrorregiões do estado. De acordo com a Central Estadual de Regulação, até o fim do mês, está prevista a realização de 1.267 cirurgias dedicadas à saúde e bem-estar da mulher paraibana.

De segunda (4) até esta sexta-feira (8) foram ofertadas 284 cirurgias, em 14 hospitais da rede estadual. Entre os procedimentos estão: histerectomia, laqueadura, miomectomia (remoção cirúrgica de um mioma uterino), ooforectomia (remoção dos ovários), ninfoplastia (cirurgia plástica que consiste na remoção de pele dos lábios vaginais), cisto de Bartolin (aumento ou inflamação de uma ou ambas as glândulas que se encontran na entrada da vagina), colpoperineoplastia (corrige defeitos genitais femininos), histeroscopia diagnóstica (exame que proporciona uma visão detalhada do interior do útero) e histeroscopia cirúrgica (procedimento ginecológico que permite o tratamento de lesões que acometem útero e colo uterino).

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, disse que o aumento do número de cirurgias ginecológicas visa atender com mais agilidade as paraibanas que aguardam na lista de espera do programa. “Nós sabemos que a grande maioria das demandas de cirurgias do Opera Paraíba é de mulheres que precisam desse tipo de procedimento, e queremos ampliar ainda mais a atuação do programa com essa campanha dedicada às mulheres. Isso vai possibilitar celeridade no tratamento através de cirurgia”, comentou.

Na primeira macrorregião de saúde, as cirurgias vão ser realizadas nas cidades de João Pessoa, Belém, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Itapororoca e Solânea. Na segunda macro, os municípios executantes são: Campina Grande, Picuí, Monteiro e Queimadas e Taperoá. E na terceira macrorregião de saúde, recebem o Opera Paraíba Mulher as cidades de Catolé do Rocha, Sousa, Pombal, Santa Luzia, Itaporanga e Patos.

Para se inscrever no programa Opera Paraíba, os interessados precisam ser encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município, ou podem acessar o endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br. A realização dos procedimentos acontece de acordo com a ordem cronológica de inscrição.