Preocupação

Observatório da UFPB aponta que JP tem a maior taxa de transmissibilidade da Covid-19 entre capitais do NE

João Pessoa tem a maior taxa de contaminação de Covid-19 entre as capitais do Nordeste. O dado é do Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgado neste sábado (5). Segundo o estudo, o índice da cidade paraibana é de 1,39, o que significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o novo coronavírus para pelo menos outras 139 pessoas.

A taxa de transmissibilidade, indicada por “R”, mostra quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado pode contagiar em uma população na qual nem todos são suscetíveis. Uma consulta no site do Observatório mostra a seguinte situação, nas nove capitais nordestinas:

Natal: 0,84
São Luís: 0,85
Teresina: 0,86
Fortaleza: 0,87
Salvador: 0,88
Recife: 1,02
Aracaju: 1,05
Maceió: 1,06
João Pessoa: 1,39

Se a taxa for menor que 1, significa que cada indivíduo infeccioso causa, em média, menos do que uma nova infecção. Se a taxa for igual a 1, cada indivíduo infeccioso causa, em média, exatamente uma nova infecção, e se a taxa for maior que 1, como acontece em João Pessoa, cada indivíduo infeccioso causa, em média, mais do que uma nova infecção, o que pode gerar a propagação da doença.

Os dados utilizados pelo Observatório foram obtidos do Repositório mantido por Wesley Costa no GitHub, que compila informações do Ministério da Saúde e do repositório de dados públicos do Brasil. A plataforma pode calcular os dados de qualquer cidade do Brasil. Clique aqui para acessar.

Fonte: Polêmica Paraíba com Conversa Política
Créditos: Polêmica Paraíba com Conversa Política