mudanças

O SILÊNCIO FINAL: as cinco rádios AM de João Pessoa vivem os últimos nove meses de operação - ENTENDA

Em João Pessoa, na Paraíba, não sendo diferente do resto do Brasil; várias rádios AMs já fizeram a migração para FM, porém algumas ainda continuam na mesma frequência, mas não por muito tempo. A Rádio AM Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio. Caracterizado pelo longo alcance dos sinais, a modulação em amplitude começou a sofrer interferências de outras fontes eletromagnéticas.

A extinção das rádios AMs em João Pessoa está bem perto. Cinco ainda funcionam na frequência, são elas: CBN 920, Tabajara 1.110, Correio 1.230, Sanhauá 1.280 e a segunda Correio1.340.  Algumas já estão com os dias contados e outras farão a migração para FM.

A Rádio AM é o processo de transmissão através do rádio usando modulação em amplitude. É transmitido em várias bandas de frequência. Com o problema de interferências e também o avanço da tecnologia nos grandes centros urbanos e a produção cada vez menor de aparelhos com recepção de sinal AM, em 2013 o governo federal começou a estudar a possibilidade de migração dessas estações para os atuais canais, com isso as estações de rádio passaram a ocupar a faixa de frequência adjacente à das rádios FM. Projetos similares já deram certo em países como os Estados Unidos e México.

Em abril deste ano o governo federal editou um decreto reabrindo o prazo para pedidos de migração das rádios AM para FM, o prazo é até abril do próximo ano. O decreto também estende a multiprogramação na TV digital por mais 12 meses. A medida vale para todas as emissoras educativas e comerciais brasileiras e foi tomada em razão da pandemia de covid-19.

De acordo com o ministério, a medida beneficia 96 emissoras de rádio que atualmente operam na faixa AM.

O texto traz, ainda, a possibilidade de as transmissoras AM que operam em ondas médias (OM) em caráter local pedirem o reenquadramento dos serviços para o caráter regional. O serviço de radiodifusão de caráter local serve apenas uma única localidade, como uma pequena cidade ou povoado. Já o serviço regional atende mais de um local e, por isso, tem uma potência maior

Para quem não sabe, a diferença entre a AM e a FM é que o sinal elétrico, que contém a informação, é “misturado” a uma onda portadora de frequência específica, e depois transmitido. No caso de AM, a mistura (modulação) significa alterar a amplitude da onda portadora no tempo, de acordo com o sinal original. No caso de FM, a frequência da portadora é alterada, em função do sinal original. Um receptor de rádio tem um circuito eletrônico demodulador, que extrai o conteúdo original do sinal e, assim, recompõe a informação original.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba