Imigração

'Ninguém deseja sair do seu país, o que faz estas pessoas deixarem suas terras é o desespero', afirma Maritza Ferreti

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quarta-feira(29) a assessora do Serviço Pastoral  dos Migrantes do Brasil, Maritza Ferreti Farena.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quarta-feira(29) a assessora do Serviço Pastoral  dos Migrantes do Brasil, Maritza Ferreti Farena. Maritza que é também uma refugida política falou sobre a história da sua vinda da Nicarágua para o Brasil e sobre a realidade dos imigrantes que estão vindo da Venezuela para o Brasil como refugiados políticos do governo chavista de Nicolás Maduro.

Inicialmente Maritza explicou o processo de imigração vivido por sua família da Nicarágua para o Brasil, segundo ela o país não havia sido a primeira opção da família que imigrou inicialmente para El Salvador,mas que assim como o seu país de origem entrou em conflito interno e resultou na vinda dela para o Brasil. Segundo Maritza o a Paraíba foi a primeira escolha dafamília assim que vieram para o Brasil.

Em seguida ela comentou a situação atual da Venezuela através das informações que lhe seriam repassadas pelos próprios refugiados aos quais ela teria tido acesso desde a chegada dos mesmos ao Brasil e também a Paraíba, o país atualmente enfrenta uma crise tanto econômica quanto política. Questionada se muitos dos venezuelanos que estão emigrando atualmente seria uma junção de fatores e não apenas a situação do país, ela vaticinou que as pessoas não deixam seus países como refugiados por vontade própria, pois ali estariam suas origens, mas que eles deixariam os países devido ao grande desespero gerado pelo risco de vida existente nestes países.

Ela também afirmou que apesar de não estar dentre os estados brasileiros que mais receberam imigrantes a Paraíba destaca-se no cenário nacional por ser um dos poucos estados que se dispõem a receber os refugiados e ajudá-los no acolhimento. Em seguida Maritza falou como tem sido a integração dos membros do primeiro grupo de refugiados venezuelanos que chegou ao estado, ela afirmou que alguns membros do grupo vem conseguido empregos e já estão se integrando totalmente a sociedade local. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/451752318647899/?fb_dtsg_ag=AdwC4BI-YmfTk1E9OcE5H8tK6mSI7fLHY5SqGPGWkgu3vw%3AAdz43ZuYHJlKAbSPOdJiv9BhPZhWR8wr8429NsLS9Q_eNw

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba