Luto

Morre, aos 93 anos, padre Marcos Augusto Trindade, um dos fundadores do Unipê

Morreu na noite deste domingo (12), aos 93 anos, o padre Marcos Augusto Trindade, ex-reitor e um dos membros fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Ele residia em Cabedelo, e sofria de problemas respiratórios há alguns anos.

O corpo de padre Marcos foi velado e sepultado na manhã desta segunda-feira (13). Devido às restrições da pandemia da Covid-19, o evento ficou restrito a familiares e amigos próximos.

Aos 11 anos, Marcos decidiu ser padre e iniciou os estudos eclesiásticos, nos anos de 1940, no complexo barroco colonial, atualmente conhecido como Igreja de São Francisco. Ele cursou teologia em Roma e ordenou-se padre na Igreja de São João Latrão.

O sacerdote retornou ao Brasil em 1952 e passou a ser educador no seminário. A partir de então, passou pelos cargos de diretor espiritual, vice-reitor e reitor. Depois, assumiu a direção arquidiocesana da Juventude Estudantil Católica.

Marcos tinha a intenção de fundar uma Universidade Católica na Paraíba, mas do sonho acabou surgindo o Instituto Paraibano de Educação (Ipê), em 1971, que passaria a se chamar Unipê em 1997. O padre também foi diretor do Colégio Pio XII por 24 anos, membro do Conselho Estadual de Educação e presidente da Associação de Educadores Católica.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba