belarmino alcoforado

Morre aos 73 anos paraibano que criou primeiro microcomputador do Nordeste

O empresário paraibano José Eduardo Belarmino Alcoforado morreu na segunda-feira (9), aos 73 anos, em um hospital particular de João Pessoa, onde estava internado para tratamento de saúde. Belarmino nasceu em Sertãozinho, mas teve carreira consolidada em Pernambuco, onde criou, na década de 1980, o Corisco, primeiro microcomputador do Nordeste.

De acordo com a família, que não divulgou a causa da morte, o velório está sendo realizado nesta terça-feira (10) em um cemitério no município do Paulista, em Pernambuco e o enterro está marcado para as 16h. Belarmino Alcoforado deixa viúva, dois filhos e três netos.

Pioneiro no ramo da tecnologia no Nordeste, Belarmino Alcoforado criou o Corisco em 1983, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundou uma das primeiras empresas de desenvolvimento de software e provedora de internet do Brasil. O empresário era engenheiro eletricista de formação e se mudou para o estado de Pernambuco na década de 1960.

Em 2017, para cuidar da saúde, Belarmino Alcoforado deixou o Recife e voltou para a Paraíba, fixando residência em Cabedelo. Nos últimos anos, o empresário atuava com projetos de internet das coisas (IoT) e trabalhos artesanais.

Fonte: G1 Paraíba
Créditos: G1 Paraíba