histórico

"Miniatura do Palácio Alexandre": Prédio do TJPB chama a atenção por sua beleza e semelhança com palácio russo 

O prédio do TJPB  é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Localizado na Praça João Pessoa, o Palácio do TJ, pode ser considerado uma miniatura do Palácio Alexandre, São Petersburg, residência do último imperador da Rússia, apesar de ter perdido suas características neoclássicas para sediar o Tribunal de Justiça da Paraíba, em julho de 1939, o local ainda chama atenção por sua fachada, se assemelhando ao palácio russo.

O prédio do TJPB  é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Estes órgãos são, obrigatoriamente, consultados para todo o processo de restauração.

O Palácio da Justiça abriga ainda o Museu e Cripta onde estão os restos mortais do ex-presidente Epitácio Pessoa. A edificação já pertenceu à Escola Normal instalada até 1939.

Palácio de Alexandre

O Palácio de Alexandre ficou mais famoso pelo papel que desempenhou durante o reinado do último Czar, Nicolau II. Ele e a sua esposa, Alexandra, sempre gostaram do palácio e decidiram fazer dele a sua residência permanente depois do Domingo Sangrento, o qual tornou o Palácio de Inverno odioso para eles.

 

Fonte: TJPB
Créditos: Polêmica Paraíba