saúde

Marmita saudável: especialista dá dicas de como preparar refeições práticas e nutritivas

Nutricionista Paula Bacalhau, do setor de Promoção de Saúde da Unimed João Pessoa, ministrará oficina on line no dia 25 de fevereiro sobre como montar uma refeição saudável para comer fora de casa

Nutricionista Paula Bacalhau, do setor de Promoção de Saúde da Unimed João Pessoa, ministrará oficina on line no dia 25 de fevereiro sobre como montar uma refeição saudável para comer fora de casa

A rotina agitada e as responsabilidades do dia-a-dia refletem na qualidade da alimentação. Quando a falta de tempo interfere na rotina alimentar, as pessoas buscam os fast foods e lanches industrializados, pobres em nutrientes. Para ensinar refeições práticas aos clientes, como acondicionar os ingredientes, as porções adequadas e como elaborar um cardápio saboroso e saudável, a Unimed João Pessoa vai promover a oficina “Marmita Saudável — praticidade, saúde e sustentabilidade”. A atividade on-line é exclusiva para beneficiários da Cooperativa e acontece no dia 25 de fevereiro, das 14h30 às 16h.

Segundo a nutricionista Paula Bacalhau, da equipe de Promoção de Saúde da Unimed JP, levar as refeições para o trabalho, faculdade e passeios é uma solução prática, saudável e econômica. “Desta forma, é possível comer bem com um ótimo custo-benefício e ainda contribuir com a saúde e qualidade de vida”, comenta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma boa nutrição ajuda a proteger contra as doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, problemas cardiovasculares, AVC e câncer. A especialista explica que o planejamento geral, incluindo a elaboração do cardápio e lista de compras, ajuda a manter as refeições variadas e saborosas. “A marmita deve conter carboidratos, principalmente os complexos, gorduras boas, proteínas, vegetais, frutas, verduras e hortaliças”, aconselha. Segundo a especialista, os alimentos ultraprocessados devem ser evitados por apresentarem um alto nível de ingredientes artificiais. “O consumo desses alimentos está associado ao aumento das doenças crônicas como obesidade, problemas cardiovasculares e metabólicos”, alerta.

Acondicionamento – A especialista orienta que o material mais adequado para guardar as refeições é o vidro, mas também existem outros recipientes livres de Bisfenol A (BPA). “Essa substância é potencialmente tóxica ao organismo, e é preciso evitar contato com alimentos quentes ou levar ao micro-ondas”, diz Paula. “Os participantes da oficina também irão aprender a como organizar os alimentos na marmita, evitando o contato de crus com cozidos”, adianta a nutricionista.

Como se inscrever – Para garantir a vaga na oficina “Marmita Saudável — praticidade, saúde e sustentabilidade”, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor). Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar. Na seção, também é possível conferir outros grupos e oficinas gratuitas que são oferecidas pela Cooperativa no mês de fevereiro. Todas as atividades são exclusivas para clientes.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba