Paraíba - Operações de fiscalização ambiental realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultaram na apreensão de 1.062 animais silvestres na Paraíba, entre janeiro e julho deste ano.
As ações, que combatem crimes como tráfico de fauna, desmatamento e pesca irregular, também levaram à aplicação de R$ 17,3 milhões em multas e à emissão de 184 autos de infração, além de 20 embargos de área e um embargo de atividade.
As fiscalizações fazem parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) e são coordenadas pela Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (Dipro), com o apoio de órgãos parceiros como ICMBio, Polícia Federal, Funai, Ministério Público, Sudema, Sesc, BPAMB-PB e entidades locais.
Segundo Leonardo Thomaz da Silva, chefe da Divisão de Proteção Ambiental (Dipam) na Paraíba, as ações seguem o planejamento estratégico do Ibama e estão alinhadas às competências federais.
Aves lideram apreensões
Do total de animais resgatados, a maior parte era composta por aves (788), seguidas por mamíferos (177) e répteis (97).
Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo (PB), onde passam por triagem, tratamento e, sempre que possível, reabilitação para retorno à natureza.
Nos primeiros seis meses do ano, 639 animais foram devolvidos ao meio ambiente, após passarem por cuidados especializados no Cetas.
Legislação e fiscalização
As ações do Ibama têm respaldo no Decreto Federal nº 6.514/2008, que prevê sanções para crimes ambientais como tráfico de fauna, desmatamento ilegal e pesca predatória.
O superintendente do Ibama na Paraíba, Nino Amazonas, destacou o compromisso da instituição com a proteção da biodiversidade e dos territórios tradicionais.
“Com mais de mil animais resgatados, reforçamos a importância da fiscalização e da atuação integrada com nossos parceiros institucionais. Contamos com a colaboração da sociedade para continuar garantindo o cumprimento da legislação e a preservação do nosso meio ambiente”, afirmou.
Como denunciar
A população pode colaborar com a fiscalização ambiental, denunciando atividades ilegais de forma anônima pelo telefone da Linha Verde do Ibama: 0800 061 8080.