grande mestre!

LUTO NA MÚSICA: Aos 82 anos, morre o sanfoneiro Zé Paraíba

O velório será na residência do músico, em São José de Piranhas, e o enterro acontecerá às 9h do domingo (23)

A Paraíba perde neste sábado (22), um dos mais celebres ícones da música, o sanfoneiro Zé Paraíba, aos 82 anos.

De acordo com informações repassadas ao Polêmica Paraíba pelo primo do cantor, José Leite Sobrinho, Zé Paraíba faleceu no Hospital Regional de Cajazeiras às 8h40 de hoje por dengue hemorrágica.

O velório será na residência do músico, em São José de Piranhas, e o enterro acontecerá às 9h do domingo (23).

Biografia Zé Paraíba

“Aqui foi onde tudo começou… a vida e a história de um sanfoneiro, conhecido hoje em todo País. José Salete Leite, conhecido como Zé Paraíba. Nascido em São José de Piranhas, no sertão da Paraíba. Filho de José Leite de Oliveira e Gessina Leite de Oliveira.

Zé Paraíba, que no ano de 1952, aos treze anos de idade, entrou para a vida musical, em tudo incentivado por seu pai, Zé Leite, que toca seu ‘oito baixos’ há quarenta anos pelo sertão da Paraíba. … Portanto o menino Zé Paraíba acompanhava seu pai, tocando seu pandeiro e, nos intervalos, Zé Paraíba tocava o ‘oito baixos’ do seu pai.”

Em 1957 ganhou uma sanfona de 48 baixos do pai e rumou para São Paulo até que em 1961 conseguiu gravar seu primeiro LP, indicado por Luiz Gonzaga, após um encontro casual enquanto tocava na feira do Brás, em São Paulo – SP.

Hoje com 50 anos de muito forró e mais de 5 milhões de cópias vendidas. Foi em Brasília – DF, que ele lançou um DVD com alguns de seus sucessos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba