Barreira para avançar

João Pessoa tem mais de 12 mil pessoas com a segunda dose atrasada

Na Capital, são 12.259 "meio imunizados" que já poderiam ter recebido o ciclo completo

A vacinação contra a Covid-19 está avançando no Brasil. E o resultado disso se vê na substancial diminuição de casos e mortes pelo país. Mais de mil cidades não registraram óbitos pela doença entre os dias 12 e 17 desse mês. No entanto, o avanço ainda maior da imunização encontra uma barreira: as pessoas que não retornam para receber a segunda dose. Em João Pessoa, são mais de 12 mil “meio imunizados” que já poderiam ter recebido o ciclo completo.

O número preciso chega a 12.259 pessoas e os dados são do Mapa da Vacinação, divulgados pela Secretaria Executiva da Transparência Pública. A taxa ainda é alta, mas diminuiu em relação ao início do mês quando mais de 16 mil não haviam retornado aos postos de vacinação. Em relação aos imunizantes, são 7.487 doses da AstraZeneca esperando para serem aplicadas e 4.772 da CoronaVac.

O vacinômetro da capital aponta 541.802 doses aplicadas desde janeiro até a segunda-feira (19). O ciclo completo foi recebido por 138.595 pessoas. De acordo com Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa, 77% das pessoas acima dos 18 anos já foram imunizadas com pelo menos uma dose.

Nesta terça-feira (20), a Capital aplica exatamente a segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca e Coronavac. Os locais são diferentes. Para quem completou os 28 dias e vai receber a Coronavac, pode se dirigir ao drive thru do Mangabeira Shopping, das 8h às 15h. Já quem tomou a AstraZeneca há 90 dias, deve ir aos drive thrus da UFPB e da Unipê, também das 8h às 15h ou aos ginásios.

Por lá, o horário é das 8h às 12h: ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas), Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II), Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira), Fiep (Trincheiras) e Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba