A TV EM JP

João Pessoa, a terceira cidade do Brasil a ver o sinal de televisão funcionando

Extasiados, alguns populares saíam às carreiras da frente dos receptores e iam até o palanque para se certificar de que aquilo era verdade.

Em 1952, poucos dias antes da eleição suplementar que elegeria um novo senador para o Estado da Paraíba, desembarcaram de um avião originário de São Paulo caixotes e mais caixotes enormes. O segredo sobre o conteúdo daqueles volumes deixou a cidade sob um clima de enorme excitação. O que haveria ali? Comida para distribuir para os flagelados, diziam uns. Dinheiro, muito dinheiro, garantia a oposição.

O mistério começou a se desfazer na noite seguinte, quando cinco aparelhos de televisão foram colocados em pontos estratégicos da cidade e uma câmera foi instalada diante de um palanque onde Assis Chateaubriand faria seu discurso de despedida da campanha.

Às oito horas da noite, as fortes luzes dos refletores colocados em frente ao palanque se acenderam e, quando Chateaubriand começou a falar, o milagre se deu: João Pessoa era a terceira cidade do Brasil a ver a transmissão do sinal da televisão.

Extasiados, alguns populares saíam às carreiras da frente dos receptores e iam até o palanque para se certificar de que aquilo era verdade: o homem que aparecia na tela estava mesmo falando na praça principal. Para permitir que a plateia pudesse ver e se maravilhar com o prodígio do fenômeno chamado televisão um monitor foi colocado ao lado do microfone, no palanque”.

Fonte: Chatô, O Rei do Brasil, de Fernando Morais.

P.S. Em 1952 o poderoso Assis Chateaubriand decidiu que queria ser senador. Getúlio Vargas deu a ordem, e o titular junto com o seu suplente renunciaram, permitindo que uma eleição suplementar fosse convocada tão somente para eleger Chateaubriand senador paraibano. Dois anos antes, Chatô fizera do Brasil o quarto país a instalar uma emissora de TV – a TV Tupi.

Fonte: –
Créditos: –