Paraíba - A juíza federal Helena Delgado Ramos Fialho Moreira tomou posse, nesta sexta-feira (26), como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para o biênio 2025/2027. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal e contou com a presença de autoridades, como o governador João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).
Em entrevista à CBN Paraíba, Helena Fialho destacou os desafios que a Justiça Eleitoral enfrentará durante o próximo período, incluindo a influência da inteligência artificial e das fake news nas campanhas eleitorais.
“Temos algo que vem se repetindo a algumas eleições, pelo que eu tenho acompanhado: a questão das fake news, a questão da inteligência artificial, a interferência da pós-verdade dentro dos debates, das manipulações, das formas de linguagem. Formas audiovisuais, então isso é algo que em propaganda, por exemplo, certamente teremos algumas intercorrências”, avaliou a magistrada.
Eleita pelo Colegiado Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Helena ocupa a vaga deixada pelo juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, que encerrou seu biênio no último dia 10.
Não é a primeira vez que a juíza integra o TRE-PB. Ela já atuou como juíza suplente (2002-2003 e 2011-2013), membro efetiva (2003-2007) e foi a primeira representante da Justiça Federal a ocupar o cargo de Corregedora Regional Eleitoral, em 2005. Ao longo de sua trajetória, participou de comissões estratégicas e medidas estruturantes no âmbito eleitoral, sendo homenageada em março deste ano com a medalha “Desembargador Flodoardo Lima da Silveira”.
Sua carreira na Justiça Federal também é extensa: ingressou no TRF da 4ª Região em 1994 e assumiu como juíza federal na Paraíba em 1999, comandando inicialmente a 6ª Vara Federal em Campina Grande e depois a 5ª Vara Federal em João Pessoa, especializada em execuções fiscais. Entre 2009 e 2015, esteve à frente da Direção do Foro da Seção Judiciária da Paraíba.
Com a nova função no TRE-PB, Helena Fialho traz para o centro do debate eleitoral sua experiência na Justiça Federal e a preocupação com o impacto da inteligência artificial e das fake news no processo democrático.
PB Agora