reabertura incerta

GUERRA JURÍDICA: disputa pelo comando do Hotel Tambaú sem previsão de fim e patrocínio da Paraíba pode sucumbir

O Jornal Extra divulgou, na última segunda-feira (15), uma matéria intitulada como “Do luxo ao lixo: conheça o Hotel Tambaú, cartão postal de João Pessoa abandonado desde 2006”, onde destaca abandono, problemas administrativos e batalha judicial, como motivos para seu não funcionamento atual.

Inaugurado em 1971 e administrado por uma rede ligada à antiga companhia aérea brasileira, Varig, o Hotel Tambaú decretou falência em 2006 e após anos de disputas pela posse, o hotel foi levado para leilão em 2021 e foi comprado pelo grupo AMPAR Hotelaria e Participações Ltda.

Quase três anos após a compra, o Hotel Tambaú continua fechado, porém, segundo o empresário André Amaral, do grupo AMPAR, a previsão é de que até o mês de março deste ano terão início às obras de reestruturação do hotel.

“Foi pago o IPTU, ITBI, ou seja, o hotel é um empreendimento e como todo empreendimento, ele demora um pouco. Não só tem projeto, mas também contratamos o que tem de mais moderno no Brasil, para fazer toda a estrutura do prédio e a reforma vai começar. Estamos só aguardando e em março se Deus quiser começa”, disse André Amaral.

Apesar de já estar em processo de reestruturação, ainda existe uma briga judicial, que o Grupo AMPAR tem enfrentado contra o grupo Ocean, do Rio Grande do Norte, que teria desistido do leilão e entrou com uma ação judicial para anular a negociação. O grupo paraibano disse que aguarda uma decisão da justiça para tomar posse definitivamente do hotel.

De acordo com André Amaral, o Grupo Ocean, representado pelo empresário Ruy Gaspar, abusou da justiça, tendo realizado empréstimo com o Banco do Nordeste, conseguiu comprar uma área no bairro do Altiplano por um preço abaixo do mercado e tentou arrematar o hotel de forma irregular.

“Ruy Gaspar desistiu do leilão, abusa da justiça. Enquanto a Paraíba o recebeu. Ele conseguiu um empréstimo no Banco do Nordeste, conseguiu uma área no Altiplano, em um preço diferenciado e ele não tem compromisso com o desenvolvimento da Paraíba, travando o hotel. Ele quis comprar o hotel de forma irregular e a terceira empresa que colocou preço, também é dele. Tem um B.O, tem um termo onde deverá ser apurado tudo que ele diz contrário. Está lá nos autos que ele renunciou o leilão. A segunda empresa só foi chamada, porque ele queria levar o hotel para ele de graça. Um empresário que vem de outro estado, agir dessa maneira com a Paraíba. Travando o maior empreendimento. A posse é nossa. O hotel nós pagamos. Já está quitado. Está lá no processo que ele desistiu do leilão. Então, porque uma pessoa dessa está brigando pelo prédio”, acrescentou.

Em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, o empresário Ruy Gaspar afirmou que o hotel ainda continua numa briga judicial, mas acredita que já esteja perto do fim. Ruy Gaspal disse ainda que jamais desistiu de arrematar o Hotel Tambaú.

O Hotel Tambaú em João Pessoa, na Paraíba, já foi um dos mais famosos do Brasil. Com arquitetura icônica à beira d’água, mais de 200 quartos e avaliação 5 estrelas, o local era cartão postal da cidade e atraía visitantes do mundo inteiro. A expectativa de todos é que até 2025 o Hotel Tambaú abra novamente as portas e volte a receber milhares de turistas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba