atendimento à população

Governo da Paraíba capacita fornecedores para aperfeiçoar a execução do Programa Tá na Mesa em 147 municípios

Foto: Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, promoveu, nessa terça-feira (28), no Espaço Cultural, em João Pessoa, uma capacitação para os fornecedores dos 147 municípios paraibanos integrantes do Programa Tá na Mesa. O objetivo foi  realizar uma troca de experiências e orientar, sobretudo, as diretrizes que rege o Tá na Mesa, desde o atendimento à população que necessita do alimento, como também no fomento ao comércio local desses municípios, a fim de aperfeiçoar a execução do Programa.

Na ocasião, a secretária do do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, enfatizou que o programa é uma pauta de suma importância para o Governo do Estado e falou da necessidade de executa-lo com qualidade. “Todos nós sabemos o quanto esse programa é importante e relevante para o Estado, porque fomenta a economia local, fixa as pessoas no seu território, alimenta as pessoas que mais precisam, enfim, tem uma ampla dimensão”, observou.

E chamou a atenção dos fornecedores para terem o compromisso na qualidade e quantidade da alimentação servida. “Esse diálogo com vocês é fundamental para alinharmos o quanto a comida tem que ser de qualidade, pois alimentação de qualidade é direito do cidadão, então diante de todos os desafios que o governo enfrenta para manter o Programa, esperamos que vocês executem essa política pública de forma organizada para realmente atingir a quem dela necessita”, ressaltou Pollyanna Dutra, ao comentar que o Tá na Mesa vem servindo de modelo para outros estados, com a visita de vários gestores para conhecer essa experiência exitosa.

O nutricionista e gestor do Programa, Lucas Coutinho, falou da importância da inspeção nos restaurantes credenciados e elogiou a evolução daqueles que buscam oferecer um serviço de qualidade. “As visitas técnicas são essenciais para vermos de perto o manuseio, higiene e segurança dos alimentos. Enquanto gestor, nosso papel é fazer as vistorias para avaliar cardápio, qualidade e quantidade de refeições, entre outras demandas. Como nutricionista a gente vê que cada restaurante tem sua especificidade, como também a evolução das pessoas que tem procurado se qualificar em relação à execução do programa”, enfatizou.

Meriene Soares, coordenadora estadual do Programa Tá na Mesa, avaliou que o encontro entre os fornecedores permitiu uma maior sensibilidade na execução do programa. “Essa partilha entre os fornecedores terá como norte o entendimento de como executar o e expandir o Programa com qualidade. Aqui o meu sentimento é de modernizar o serviço público, quando a gente se dispõe enquanto administrador a sentar com o fornecedor e tentar qualificá-lo, é um momento grandioso de diálogo entre governo e eles. Esse programa social só tem a melhorar na execução, e quem ganha mais é a população beneficiária”, afirmou.

Para Thiago Pires, fornecedor do município de Monteiro, a chegada do Programa Tá na Mesa “mudou a vida, não só financeiramente, mas o olhar pelos necessitados que às vezes estavam na nossa porta e a gente não enxergava, porque sabíamos que existia pobreza, mas não tínhamos noção de como ela existia, passamos a conviver diariamente com usuários e entender as demandas. Foi um processo de conhecimento e aprendizado passar a executar um programa novo. Nesse passar do tempo tudo mudou, principalmente porque saímos de um período pandêmico em que os restaurantes foram afetados. A chegada do Tá na Mesa foi crescimento para nossa empresa que abriu as portas e hoje pudéssemos fornecer 1.050 refeições no dia, atualmente em cinco municípios da região, além de outros órgãos”.

Gerusa Nascimento, empresária do restaurante que executa o Tá na Mesa no município de Puxinanã há quase três anos, enfatizou que a implantação do programa foi um divisor de águas no momento mais difícil da pandemia. “Foi uma maravilha a chegada do Tá na Mesa no município, tanto para gerar emprego devido ser carente o local, como também ficar de pé e manter nosso restaurante firme. A minha sensação é de gratidão por Deus ter nos dado a oportunidade de fornecer alimentos para essas pessoas que tanto necessitam”, comentou.

A empresária Sherliane Ferreira, por sua vez, contou que no início da implantação do Programa quase desistiu. “Foi um desafio na época que ele chegou e para as pessoas que precisavam ser alcançadas, era algo novo. Hoje tenho muito a agradecer, iniciamos em Itaporanga e já executamos em outro município. São 600 quentinhas que fornecemos. Estamos contribuindo com o desenvolvimento do comércio local, adquirindo produtos e alimentos da agricultura familiar, fizemos essa cadeia dentro dos municípios. Hoje tenho a certeza que valeu ter seguido, porque as pessoas estão satisfeitas e isso é fundamental”, comemorou.

Serviço – O Programa Tá na Mesa vem se expandindo e atualmente está implantado em 147 municípios, com o fornecimento de 7,5 milhões de refeições ao ano, melhorando, assim, a segurança alimentar de aproximadamente 36.900 mil pessoas por dia.

Criado em junho de 2021 para aplacar os efeitos da pandemia da Covid-19 na população em situação de vulnerabilidade social, o Tá na Mesa logo se firmou como o maior programa de segurança alimentar executado na Paraíba. Uma ação de caráter emergencial com o objetivo de promover assistência alimentar aos segmentos mais vulneráveis da população, que é atendida com refeições ao preço de R$ 1,00.

Fonte: Secom-PB
Créditos: Secom-PB