polêmica

GOLPE NA FIEP: no poder desde 1995, Buega Gadelha aproveita gestão fragilizada e decide antecipar eleições da entidade para se eleger ao 6º mandato

Como já havia sido divulgado anteriormente pelo Polêmica Paraíba como uma possibilidade, se tornou realidade. A atual diretoria da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) decidiu antecipar a eleição interna da entidade. O atual presidente, Buega Gadelha, deverá tentar, mais uma vez, permanecer no cargo.

É importante lembrar que o atual presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha, está no comando do órgão desde o ano de 1995. Sendo ele reeleito em um pleito antecipado, irá seguir para o sexto mandato.

As eleições da Fiep devem ser realizadas a cada quatro anos. Quem tem direito a voto são os presidentes dos sindicatos patronais filiados à entidade.

A quantidade de votos para garantir uma eleição varia de acordo com cada pleito, que possui um estatuto próprio. As eleições podem contar, ainda, como mais de uma chapa ou ter apenas uma chapa única. As próximas eleições da entidade deveriam acontecer no próximo ano, mas o presidente quer fazer a antecipação do pleito para este ano.

Vinte e seis sindicatos terão direito a voto nestas eleições, onde a  antecipação ocorre num momento de fragilidade, críticas e distanciamento dos industriais paraibanos da entidade.

As principais queixas são a falta de transparência e a inexistência de alternância de poder na instituição. Os empresários paraibanos também reclamam da falta de defesa de temas importantes para a indústria do Estado e, também, da politização da entidade. Em alguns eventos promovidos este ano, por exemplo, viu-se muitos políticos e poucos industriais presentes.

Com a antecipação do processo neste momento de intenso desgaste na entidade, é possível diminuir as chances de debater os rumos e o papel da instituição, colocando a Fiep e a indústria paraibana em segundo plano.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba