Contrário

Geógrafo questiona estratégias da PMJP para combater erosão na barreira do Cabo Branco

O geógrafo e professor de engenharia civil, Williams Guimarães, afirmou para a imprensa paraibana que a situação da barreira do Cabo Branco é crítica e confirmou a existência de risco iminente de desabamento do local.

O geógrafo e professor de engenharia civil, Williams Guimarães, afirmou para a imprensa paraibana que a situação da barreira do Cabo Branco é crítica e confirmou a existência de risco iminente de desabamento do local. Segundo ele a drenagem auxiliará no combate aos efeitos da erosão, mas que nem a drenagem nem as outras ações previstas conseguirão conter os deslizamentos.

“Essa situação de restabelecer a rede de drenagem é só um paliativo. Não vai resolver muita coisa. Basicamente será retirada a rede de drenagem de cima da falésia”, afirmou Williams apontando que as medidas adotadas não atingiriam as maiores necessidades da barreira. “Ali está tendo muita infiltração, a galeria de água pluvial está toda rachada, infiltra no solo, desagrega e fica caindo o material no mar, na praia. É o tipo de obra que precisaria ter uma avaliação ambiental da área porque o solo ali é muito frágil. Pode estar resolvendo o problema em cima e piorando embaixo”, pontuou. Ele ainda afirmou que o ideal seria transferir a rede para outro local.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações do PB Agora