pandemia

Formandos participam de colação de grau online na PB devido ao coronavírus

Foi a primeira vez que o evento foi realizado de forma remota pela instituição.

Pelo menos nove formandos do curso de medicina veterinária do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus Sousa, no Sertão do estado, participaram de uma cerimônia de colação de grau feita por videoconferência, nesta quarta-feira (8). A medida foi tomada para evitar o encontro dos alunos e prevenir a propagação da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, atendendo às recomendações de distanciamento social emitidas por órgãos de saúde.

Foi a primeira vez que o evento foi realizado de forma remota pela instituição. A ideia da realização da colação partiu dos próprios concluintes, após a convocação pelo Ministério da Saúde de profissionais da área para atuar no enfrentamento à Covid-19.

Um dos formandos é Emerson Timóteo de Alcântara, que mora em Bonito de Santa Fé, também do Sertão paraibano. Ele confessou que o sonho da formatura presencial foi frustrado pela pandemia de Covid-19, mas garantiu que o evento remoto também representou um momento especial.

“Fomos surpreendidos. Não diminuiu a emoção [a colação online]. O nervosismo é o mesmo e o sentimento de gratidão é ainda maior”, destacou.

A celebração foi transmitida, ao vivo, por meio de uma rede social do IFPB. Essa foi a forma que a instituição encontrou para que as famílias pudessem acompanhar a cerimônia.

“Saibam que a tecnologia tem essa aparência de ocultar o calor humano e a emoção, mas a verdade é que todos nós, professores, estudantes e os familiares por trás das câmeras estamos vivendo instantes de muito orgulho e emoção”, reforçou o reitor Nicácio Lopes.

Fonte: G1
Créditos: G1