Entenda

Fenômeno raro de 'sprites' é registrado em forma de 'fadas' no céu de João Pessoa - VEJA VÍDEO, E ENTENDA

 

Created with GIMP

Um fenômeno raro foi registrado em João Pessoa no dia 28 de fevereiro. ‘Sprites’ foram vistos no céu da Paraíba e registrados pelas câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, a Bramon.

No Brasil, o primeiro registro ocorreu em 2002, por meio de um trabalho de pesquisa realizado entre a Universidade de Washington e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

‘Sobrenaturais’, é como geralmente chamam aqueles fenômenos os quais não se podem explicar a partir de nosso conhecimento da natureza. Existe um desses fenômenos que era considerado sobrenatural até o momento em que o desenvolvimento tecnológico permitiu seu registro, estudo e sua explicação por meio das leis naturais da física. Os “Sprites”, até o final do Século XX, eram pouco conhecidos, cujo estudo se limitavam a alguns poucos relatos e especulações em torno desses relatos.

Sprites são eventos luminosos transitórios de origem elétrica que ocorrem acima das nuvens de tempestade. São geradas por intensas descargas elétricas que partem dos topos da nuvens e se estendem até o limite superior da mesosfera (em torno de 95 Km de altitude). Em certa altura, essa descarga gera um flash de plasma que, por alguns milissegundos, se torna iluminado assumindo formatos variados. Alguns podem parecer colunas de luz, alguns se assemelham a pés de cenouras e outros, podem apresentar formato semelhante à fadas. Com isso, não é difícil imaginar que, por muito tempo, muitos daqueles que visualizavam esses flashes, os associavam a fenômenos sobrenaturais como fantasmas ou OVNIs. Algumas das explicações consideradas naquela época é que seria apenas uma ilusão de óptica e haviam até quem duvidava da sanidade mental das testemunhas.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Olhar digital