Nesta quarta

Escritor campinense Gilson Souto Maior lança livro com história do jornalismo impresso da Paraíba

Foto: Reprodução/ Internet

O jornalista campinense Gilson Souto Maior lança, nesta quarta-feira (26), o livro ‘História da Imprensa da Paraíba – Jornais e revistas’, trazendo a história do jornalismo impresso paraibano.

O trabalho é uma produção em parceria entre a Editora A União e Eduepb. A publicação será lançada na Livraria A União, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 19h.

Segundo o autor, o livro abarca as principais épocas dos jornais impressos no estado, desde a Gazeta do Governo da Parahyba do Norte, em 1826, até a atualidade. Ele retrata os inúmeros jornais impressos no século 19; no século 20, com a Revolução de 1930; e o período de 1950 a 1990 com o lançamento de diversos nomes no âmbito político.

O livro traz mais de 800 imagens e ilustrações das capas dos periódicos, citando os veículos de comunicação, jornalistas de destaque, e a evolução dos equipamentos tecnológicos utilizados pelas redações ao longo dos anos.

Além dos jornais impressos, o autor também conta a história das revistas, a partir da publicação da primeira, Alva, em 1850.

Gilson passou dois anos e meio realizando pesquisas, tanto em acervos de sebos, bibliotecas e repositórios de universidades públicas, como entrevistando colegas jornalistas, para a produção deste livro. Ele também é autor do livro Rádio – História e Radiojornalismo e História da Televisão na Paraíba.

“A Empresa Paraibana de Comunicação, por meio da Editora e da Livraria, foi uma grande parceira nesta publicação. O lançamento será um momento de reencontrar amigos jornalistas de longa data, celebrar a história do jornalismo e compartilhar com estudantes, interessados na área e a sociedade de modo geral a importância dessa história”, afirmou o autor.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba